Latas de cerveja completam 80 anos de existência

As primeiras latas comercializadas nos Estados Unidos datam de janeiro de 1935

Primeiras latas comercializadas (Foto: Divulgação)

Primeiras latas comercializadas (Foto: Divulgação)

Comum nas prateleiras dos supermercados, as latas de alumínio para cerveja completam 80 anos em 2015. Nos Estados Unidos, a cerveja em lata começou a ser produzida no dia 24 de janeiro de 1935. De fácil transporte, descartável, e sem exigir vasilhame, a nova embalagem logo se impôs entre os americanos. Nos últimos anos, tornou-se comum também entre as cervejas artesanais.

A Gottfried Krueger Company foi precursora nas vendas de cerveja em lata nos EUA. A primeira leva contou com 2 mil latas da “Finest Beer” e “Cream Ale” entregues a Richmond, Virginia.

Hoje, as latas são responsáveis por 54% das embalagens de cerveja nos EUA. De acordo com o Beer Institute, as empresas norte-americanas que fabricam latas que empregam mais de 20.000 pessoas.

"Este aniversário mostra a longevidade e a força que a lata de alumínio traz para a indústria da cerveja, proporcionando uma excelente experiência de consumo para o consumidor", disse Robert Budway, presidente do Can Manufacturers Institute, em matéria divulgada na página oficial da instituição. "As características duradouras da lata de cerveja protege o sabor do produto e faz com que seja portátil, inquebráveis, e, é ainda infinitamente reciclável."

No Brasil acredita-se que as latas começaram a ser fabricadas em 1968, confeccionadas em folhas de flanders (latão ou ferro).

Vídeo

Para marcar os 80 anos das latas, a página Bloomberg Bussiness divulgou um que mostra com as latas de cerveja evoluíram ao longo dos últimos anos. Confira: