Os planos do Festival Brasileiro da Cerveja

Evento em Blumenau, que realiza nova edição de 11 a 14/3, busca ser referência internacional

RAFAEL ALTHOFF NO FESTIVAL DA CERVEJA GAÚCHA EM SANTA CRUZ DO SUL/RS, ONDE REPRESENTOU O FESTIVAL BRASILEIRO, DE BLUMENAU/SC (FOTO: SARAH BUOGO)

Sarah Buogo

Santa Cruz do Sul - Confirmado para o período de 11 a 14 de março, o Festival Brasileiro da Cerveja 2015 já conta com 100% dos estandes vendidos. Serão 119 espaços, 25 a mais do que a edição anterior, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Para a Beer Art, Rafael Althoff, gerente de Marketing e Promoção do Parque Vila Germânica, responsável pela organização do Festival e da Oktoberfest Blumenau, destacou as metas do Festival Brasileiro. A entrevista foi realizada no Festival da Cerveja Gaúcha, no qual Rafael representou o evento de Blumenau. Confira em tópicos, abaixo:

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Na edição mais recente, o Festival ganhou mais um pavilhão, passando então a ocupar os setores 1 e 2 do Parque Vila Germânica. Em 2015, os dois setores serão mantidos, mas os estandes foram redimensionados e serão redistribuídos (o novo mapa do Festival foi matéria da Beer Art, confira aqui). Ao longo de todas as edições, o Festival tem procurado não só crescimento físico, ampliando o número de estandes, mas também reconhecimento internacional. A meta é, a cada edição, crescer sem perder a qualidade, ser referência e estar entre os principais festivais do mundo.

“Hoje posso dizer que já somos o maior festival da América do Sul em número de cervejeiros reunidos. Porque não podemos contabilizar só os expositores, o Festival é um grande encontro de cervejeiros do país, aliás, não só de quem faz cerveja, mas de todas as pessoas que estão ligadas ao ramo”.

Para atingir objetivo de divulgação e internacionalização do Festival brasileiro, Rafael e outros integrantes da organização do FBC participam de grandes festivais internacionais, como Great British Beer Festival, realizado em Londres, no Reino Unido, de 12 a 16 de agosto.

Rafael destaca que o Concurso Brasileiro de Cervejas, que ocorre durante o Festival, foi o primeiro a reunir as cervejas brasileiras em uma única competição. A ideia é que as participações superem a edição passada, que contou com 414 rótulos, 76 estilos e 81 cervejarias inscritas. As inscrições para o III concurso serão de 25 de novembro a 30 de janeiro. Informações no site do Festival, clique aqui.

O Festival de 2014 em vídeos

No canal da Beer Art no Vimeo, confira 10 vídeos curtos que retratam o Festival Brasileiro da Cerveja de 2014. Para ver os vídeos, clique aqui.

Avaliação do Festival da Cerveja Gaúcha

Com a experiência de festivais nacionais na bagagem, Rafael avaliou como positiva a primeira edição do Festival gaúcho, realizada em 19 e 20 de setembro, e destacou a importância de iniciativas como esta que voltam-se para a valorização da cerveja regional.

“Para primeira edição o Festival está muito bom, na organização e na qualidade da cerveja. É fundamental essa valorização da produção regional. Não adianta termos vários festivais nacionais e deixar o regional de lado. O evento deve se consolidar como o maior festival de cervejas do Rio Grande do Sul. Muito interessante também a escolha do local, assim como o nosso lá em Blumenau, este é no pavilhão da Oktoberfest".