ACervA Paranaense divulga regulamento de concurso

Confira os detalhes do III Concurso Paranaense de Cerveja feita na Panela

Inscrições vão de 3 a 18 de outubro

Inscrições vão de 3 a 18 de outubro

Com inscrições a serem abertas no dia 3 de outubro, às 9h, e se estenderem até 18 de outubro, às 18h, o III Concurso Paranaense de Cerveja feita na Panela, destinado a associados da ACervA Paranaense, teve o seu regulamento divulgado nesta segunda-feira, 22 de setembro. Confira abaixo o regulamento.

  1. OBJETIVOS DO CONCURSO

1.1 Promover e incentivar a produção de cervejas e hidromel caseiros por meio da valorização da produção artesanal entre os associados da ACervA Paranaense.

1.2. Estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros e meadmakers e a qualidade das cervejas e hidroméis caseiros produzidos através de feedbacks fornecidos nas fichas de avaliação.

1.3. Possibilitar o aperfeiçoamento dos juízes membros do BJCP e aspirantes através de mais experiência de julgamento, da troca de experiências entre os juízes e com a designação dos pontos de experiência utilizados pelo BJCP para promoção dos juízes membros (ou aspirantes) do BJCP.

1.4. Preparar os juízes e cervejeiros para os desafios do IX Concurso Nacional das ACervAs na Bahia em Novembro.

1.5. Divulgar o trabalho da ACervA Paranaense e promover a integração dos associados.

  1. QUEM PODE PARTICIPAR

2.1. Qualquer cervejeiro/hidromeleiro caseiro membro da ACervA Paranaense. No caso de grupo cervejeiro ou grupo hidromeleiro (cervejaria/meadery artesanal caseira formada por dois ou mais membros), o cervejeiro/meadmaker cujo nome vai como responsável pela inscrição deve ser associado a ACervA-PR.

2.2. Assim como ocorre na grande maioria dos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, neste concurso será permitida a inscrição de cervejas e hidroméis por membros da organização do concurso e por membros da Diretoria das ACervA-PR, desde que estes não tenham contato com a triagem e codificação das amostras.

2.3 Assim como ocorre na grande maioria dos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, neste concurso será permitida a inscrição de cervejas e hidroméis por juízes e auxiliares do concurso desde que estes não julguem e/ou sirvam a categoria para qual se inscreveram.

2.4. Para que todos os associados possam ter a chance de participar, será permitido o número máximo de três (03) inscrições por cervejeiro/meadmaker somando inscrições de cerveja e hidromel e individual e em grupo.

2.5. Em caso de envio de mais de três (03) inscrições por um único cervejeiro/meadmaker, todas as inscrições deste indivíduo ou grupo serão desclassificadas.

2.6. A desqualificação de um participante ou grupo não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

  1. TIPOS DE GARRAFAS ACEITAS

3.1. CERVEJA: Serão aceitas garrafas específicas para cerveja de vidro apenas de cor âmbar no volume de 330 ml (caçulinha), 355 ml (longneck), 500 ml trigo e 600 ml (padrão comercial de 600 ml com ou sem o relevo com a inscrição “Cerveja” e caçula). Serão aceitas apenas tampas metálicas tipo coroa pry-off ou twist top de cor prata, dourada, branca, preta, branca ou preta com a inscrição “Cerveja Artesanal” e branca ou preta com a “Fórmula + Cerveja”. Cervejas refermentadas na garrafa serão aceitas.

Para os espumantes serão aceitos garrafas de vidro apenas de cor verde específicas no volume de 375 ml (meia-garrafa) e 750 ml (garrafa padrão). Serão aceitas rolhas sintéticas e de cortiça (aglomeradas e maciças), conforme consta no Anexo I – Tipos de Garrafas e Tampas Permitidos.

3.2. HIDROMEL: Além das mesmas garrafas e tampas aceitas para cerveja, serão aceitas garrafas de vidro de cor verde e transparente específicas para vinho e espumante no volume de 375 ml (meia-garrafa) e 750 ml (garrafa padrão). Serão aceitas rolhas sintéticas ou de cortiça (aglomeradas e maciças). Não utilizar cápsulas. Verificar o Anexo I – Tipos de Garrafas e Tampas Permitidos.

3.3. Todas as garrafas devem estar limpas e sem cola, tinta ou outro rótulo que não seja o rótulo requisitado por esta competição. Garrafas com restos de rótulos antigos, cola ou qualquer marcação que não as permitidas pelo regulamento serão desclassificadas.

3.4. Verifique se o enchimento da garrafa está adequando.

3.5. As garrafas não precisam ser novas.

3.6. Todas as garrafas enviadas por inscrição devem ser do mesmo tipo, tamanho e conter o mesmo volume de líquido.

3.7. O participante deve enviar exatamente três (03) garrafas de cada cerveja ou duas (02) de cada hidromel inscrito na competição.

3.7. As garrafas devem, obrigatoriamente, ser identificadas apenas com a etiqueta do concurso conforme padrão de Formulário de Identificação de Garrafas disponível para impressão e preenchido automaticamente após inscrição pelo site do concurso. Não é necessário preencher o Formulário de Receita do site.

3.8. Os Formulários de Identificação de Garrafas devem, obrigatoriamente, ser presos às garrafas apenas com um elástico conforme demonstrado no Anexo II – Modo de Fixação da Identificação de Garrafas.

3.9. A desqualificação de uma amostra por não conformidade a estas normas não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

  1. RECEPÇÃO E CONTROLE DAS AMOSTRAS

4.1. A Organização do concurso nomeará uma Equipe de Triagem que fará a recepção, verificação e codificação das amostras de cerveja e hidromel. Conforme ocorre nos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, esta equipe não poderá inscrever, julgar ou servir amostras neste concurso.

4.2. Será verificada a regularidade da inscrição de cada amostra no recebimento das garrafas. Amostras que apresentarem irregularidades na inscrição serão descartadas e desqualificadas do concurso.

4.3. Será verificada a adequação dos requisitos de envase e identificação das amostras. Amostras que não cumprirem os requisitos serão descartadas e desqualificadas do concurso.

4.4. Será retirada a etiqueta de identificação de cada amostra e atribuído a ela um número aleatório, de modo a tornar as amostras anônimas para o julgamento.

4.5. A Equipe de Triagem guardará a relação entre a identidade da amostra e seu número de inscrição em completo sigilo até o final do julgamento de todas as cervejas e hidroméis até o anuncio dos vencedores.

4.6. As amostras recebidas serão mantidas em temperatura ambiente e serão resfriadas para a temperatura apropriada apenas para a avaliação do concurso.

  1. ENVIO DE AMOSTRAS

5.1. As amostras para o concurso, com inscrição e pagamento previamente realizados, deverão ser enviadas ou entregues apenas para o seguinte endereço:

  • ACervA-Paranaense
  • A/C: Anuar Tarabai
  • Rua Pedro Viriato de Souza, 153 – Casa
  • Bairro Vista Alegre
  • 80820-600 Curitiba, PR

Entrega de Segunda à Sexta-feira das 9:00 às 15:00 h ou outro horário previamente combinado.

Telefones de contato: (41) 8808 2277 e (41) 8409 2700

5.2. O método de envio, prazo e estado de entrega das amostras são de total responsabilidade do participante.

  1. PRAZOS

6.1. As inscrições para o concurso serão abertas no dia 03 de outubro às 9:00 h e serão encerradas no dia 18 de outubro as 18:00 h. Não serão aceitas inscrições antes ou depois deste prazo.

6.2 O prazo de pagamento da taxa de inscrição para validação da inscrição será de 03 de outubro às 9:00h até 18 de outubro as 18:00 h. Não serão aceitos pagamentos antes ou depois deste prazo.

6.3. O prazo para o recebimento das amostras começa dia 03 de outubro as 9:00 h e termina dia 18 de outubro as 18:00 h. Não serão aceitas amostras entregues antes ou depois deste prazo.

6.4. A Organização não fará concessões de prazo por motivo de demora no processo de envio. Programe-se com antecedência adequada para evitar qualquer aborrecimento.

6.5. A desqualificação devido a não entrega das amostras dentro do prazo não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

  1. INSCRIÇÕES

7.1. O processo de inscrição deve ser efetuado e pagamento dentro do prazo estipulado, apenas online, conforme as instruções contidas no site http://www.fbeer.com.br/prbcoem/

7.2. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 por cerveja ou hidromel inscrito pelos associados da ACervA-PR.

7.4. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado apenas conforme instruções fornecidas pelo site http://www.fbeer.com.br/prbcoem/ até o prazo estipulado para validação da inscrição.

7.5. Somente será considerado inscrito o candidato que preencher corretamente o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo determinado. A confirmação de validação da inscrição será registrada apenas no site http://www.fbeer.com.br/prbcoem/ em um prazo de 48 horas após o pagamento da inscrição. Não será enviado nenhuma confirmação por email.

7.6. A taxa de inscrição é única e intransferível, independente do número de participantes em um grupo cervejeiro.

  1. ESTILOS DE CERVEJA E HIDROMEL

8.1. Este concurso é sancionado pelo Programa de Concursos do AHA/BJCP, e segue as Diretrizes de Estilo, procedimentos e regras sugeridas por este programa (http://www.bjcp.org).

8.2. Serão aceitos todas as vinte e três (23) Categorias de cerveja e todas as três (03) Categorias de hidromel contidas nas Diretrizes de Estilos do BJCP disponível no site do próprio BJCP (http://www.bjcp.org/docs/2008_Guidelines.pdf para a versão completa em inglês e http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf para a versão em português – apenas para cervejas).

8.3. Cervejas inscritas nos estilos 6D, 16E, 17F, 20, 21A, 21B, 22B, 22C, 23, 25C, 26A, 26C, 27E, 28A, 28B e 28D, precisam, obrigatoriamente, conter informações pertinentes de estilo e/ou ingredientes especiais utilizados na produção apenas na ficha de inscrição. Como regra geral, estes ingredientes devem desempenhar um papel importante no aroma, sabor e/ou sensação de boca da cerveja. Não basta que o ingrediente esteja perceptível, tem que ser agradável e estar em equilíbrio com a cerveja base. Do contrário, cervejas inscritas em estilos que não requerem ingredientes especiais não devem conter nenhum ingrediente especial.

8.4. Hidroméis inscritos nas categorias 24, 25 e 26 devem, obrigatoriamente, especificar o nível de carbonatação: tranquilo (still), frisante (petillant) ou espumante (sparkling), o nível alcoólico leve (hydromel), médio (standard) ou forte (sack) e o nível do dulçor seco (dry), meio seco (semi-sweet) ou doce (sweet). Inscritos podem especificar o uso de mel varietal. Neste caso a característica varietal do mel tem que ser perceptível, mesmo que muito sutil. Hidroméis inscritos nos estilos 25 e 26 devem, obrigatoriamente, especificar as frutas, ervas e/ou especiarias utilizados. Caso nenhum atributo seja especificado, o hidromel será julgado como se fosse um hidromel meio seco (semi-sweet), frisante (petillant), médio (standard) e sem mel varietal ou ingredientes especiais.

8.5. Para a avaliação, os estilos serão agrupados em Categorias de Premiação. Uma Categoria de Premiação é um agrupamento de estilos semelhantes para que haja número suficiente de amostras para montar os vôos no julgamento e para a premiação. A avaliação de cada amostra continua sendo baseada na adequação ao estilo específico no qual foi inscrita, conforme as Diretrizes de Estilos do BJCP. Para mais informações sobre Categorias de Premiação veja o BJCP Competition Handbook (http://www.bjcp.org/docs/SCPCompHdbk.pdf).

8.6. Inscreva sua cerveja ou hidromel na categoria e sub-categoria (estilo) na qual você considere que a cerveja/hidromel terá o melhor desempenho. Os juízes não verão o seu formulário de inscrição. Os organizadores e juízes não poderão classificar ou reclassificar a sua amostra.

  1. NÚMERO DE INSCRIÇÕES ABERTAS

9.1. O número de inscrições será limitado a duzentas e cinquenta (250) somando todas as vinte e três (23) Categorias de cerveja e 03 Categorias de hidromel contidas nas Diretrizes de Estilos do BJCP, com o limite máximo de três (03) inscrições por participante.

9.2. Caso o número de inscrições atinja o número limite antes do término do prazo o sistema de inscrições trava automaticamente e novas vagas serão abertas automaticamente apenas mediante desistências. Não é possível fazer este processo manualmente.

9.3. Não haverá lista de espera, portanto não deixe sua inscrição para a última hora e, caso tenha feito inscrição não consiga participar, cancele a sua inscrição o quanto antes.

  1. JÚRI

10.1. Os membros do Júri foram selecionados pela Organização a partir de um ou mais dos seguintes critérios:

a) Juiz membro do BJCP;

b) Expoente nacional/internacional em julgamento de cerveja;

c) Reconhecida capacitação técnica;

d) Aspirante a juiz do BJCP;

e) Mestre Cervejeiro profissional;

f) Sommelier de Cerveja formado nacional ou internacionalmente.

10.2. Os membros do júri serão divididos nas seguintes atribuições:

a) Diretor de Julgamento: gerencia todas as operações de julgamento na competição e é habilitado a julgar, contanto que não tenha conhecimento da relação entre amostras e participantes.

b) Juiz Principal: avalia amostras de cerveja/hidromel atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final, faz a revisão de todas as notas e documentos, lidera e orienta os demais juízes dentro de uma rodada.

c) Juiz: avalia amostras de cerveja/hidromel atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final.

d) Auxiliar: auxilia os juízes, garantindo que estes tenham todos os materiais e recursos de que precisam e faz a conferência de todas as notas e documentos.

10.3. Juízes e Auxiliares poderão participar deste concurso como competidores, desde que não sirvam ou julguem a categoria para qual se inscreveram.

10.4. Membros do júri e auxiliares o serão de forma voluntária, sem remuneração e deverão cumprir com as determinações da Organização.

10.5. Os juízes e demais voluntários deverão comportar-se de forma correta e civilizada. As seguintes condutas devem sempre ser seguidas:

a) Estar presente e pontual em todas as sessões.

b) Não embriagar-se durante qualquer momento em que estiver atuando como juiz ou auxiliar.

c) Não fumar, usar perfume, colônia, pós-barba ou outras substâncias que possam atrapalhar o olfato dos demais juízes (ou o seu próprio).

d) Falar em tom de voz baixo para evitar distrair os demais.

e) Agir com postura de respeito às cervejas e aos participantes da competição.

f) Não utilizar, de forma nenhuma, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos durante o julgamento.

  1. JULGAMENTO

11.1. O julgamento das amostras ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2014. Os juízes e auxiliares receberão instruções completas por email com antecedência apropriada.

11.2. Todas as amostras de cerveja e hidromel serão avaliadas em prova cega, sem o conhecimento da procedência das amostras por parte dos juízes e auxiliares.

11.3. O julgamento será dividido em seções, que são intervalos de tempo nos quais acontecem as rodadas de julgamento. As sessões possuirão intervalo entre elas para descanso e alimentação. Cada sessão ocorrerá em um turno (manhã/tarde/noite).

11.4. As amostras serão divididas em rodadas com não mais de 12 amostras por turno avaliadas por no mínimo dois (02) juízes.

11.5. Cada amostra julgada receberá pontuações individuais dos juízes da rodada correspondente. A nota final será o consenso entre as pontuações individuais dos juízes, não necessariamente a média aritmética.

11.6. Caso haja número apropriado de amostras e mesas de julgamento em uma única Categoria de Premiação, poderá ser realizada uma rodada final entre as melhores amostras das rodadas prévias, o Mini-BOS. Esta rodada não servirá para atribuir pontos, apenas decidirá o ordenamento dos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar naquela Categoria de Premiação.

11.7. A pontuação é determinante para a qualificação das amostras para a rodada final, mas não para o ordenamento dos vencedores.

11.8. Será realizada uma rodada para determinar a melhor cerveja do concurso, conhecida como “Best of Show” (BOS) com todas as cervejas eleitas para o primeiro lugar de cada uma das categorias formadas para o julgamento.

11.9. Caso haja número suficiente de amostras, será realizada, separadamente da cerveja, uma rodada BOS para hidromel.

11.10. A identificação do juiz (nome completo e email de contato) na ficha de avaliação é obrigatória.

11.11. Cada juiz deverá fundamentar por escrito a pontuação dada para cada critério de avaliação.

11.12. Cada juiz deverá identificar possíveis causas de problemas e dar sugestões de melhorias, quando aplicável.

11.13. Quaisquer decisões tomadas pela Organização são finais, não cabendo qualquer espécie de recurso.

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

12.1. CERVEJAS serão avaliadas segundo os seguintes critérios e pontuações:

a) Aroma (12 pontos): malte, lúpulo, ésteres e outros aromáticos.

b) Aparência (03 pontos): cor, limpidez e colarinho (retenção, cor e textura).

c) Sabor (20 pontos): malte, lúpulo, características da fermentação, equilíbrio, final/retrogosto e outras características de sabor.

d) Sensação na Boca (05 pontos): corpo, carbonatação, calor (álcool), cremosidade, adstringência e outras sensações palatais.

e) Impressão Geral (10 pontos): prazer geral ao degustar a amostra.

12.2. HIDROMÉIS serão avaliadas segundo os seguintes critérios e pontuações:

a) Aroma (10 pontos): expressão do mel, álcool, ésteres, complexidade e outros aromáticos.

b) Aparência (06 pontos): cor, limpidez, pernas (ou lágrimas) e carbonatação.

c) Sabor (24 pontos): mel, doçura, acidez, taninos,

álcool, equilíbrio, corpo, carbonatação, retrogosto, qualquer ingrediente especial e/ou características de sabor específicas ao estilo.

d) Impressão Geral (10 pontos): prazer geral ao degustar a amostra.

12.3. Todos os critérios serão avaliados conforme apropriados para o estilo no qual a cerveja/ hidromel foi inscrito para o concurso, exceto a “Impressão Geral”.

12.4. A pontuação máxima, obtida através do somatório das pontuações para cada critério, é de cinqüenta (50) pontos.

12.5. Uma pontuação final feita em consenso entre os juízes que avaliaram a amostra terá valor máximo de cinquenta (50).

12.6. A pontuação mínima para qualquer critério ou somatório final é zero (0).

  1. RESULTADOS

13.1. A divulgação dos resultados do concurso ocorrerá pelo site http://www.fbeer.com.br/prbcoem/ e pela página do Facebook da ACervA-PR.

13.2. Serão premiadas as três (03) melhores cervejas e os três (03) melhores hidroméis avaliados de cada Categoria de Premiação, em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocado. O terceiro e segundo lugar de cada Categoria de Premiação receberão certificados e o primeiro colocado de cada Categoria de Premiação receberá uma medalha.

13.3. Será premiada a melhor cerveja do concurso, a BOS (Best of Show) beer com um troféu.

13.4. Caso haja número suficiente de inscrições, será premiado o melhor hidromel do concurso, o BOS mead, com um troféu.

13.5. O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

  1. RETORNO AOS PARTICIPANTES

14.1. Todos os inscritos receberão as fichas de avaliação da sua cerveja e/ou hidromel, apenas por email, no prazo máximo de 60 dias após a divulgação dos resultados, contendo pontuação, descrição da análise, identificação de problemas e sugestões de melhorias.

14.2. O participante cuja cerveja/hidromel tenha atingido a pontuação necessária receberá, apenas por email, um certificado podendo ter uma das classificações a seguir:

a) Ouro (38 a 50 pontos): Exemplo do estilo de classe mundial.

b) Prata (30 a 37 pontos): Exemplifica bem o estilo, requer pequenos ajustes.

c) Bronze (25 a 29 pontos): Geralmente dentro dos parâmetros do estilo, com pequenas falhas.

14.3. O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. O participante que proceder com desrespeito ou prejuízo à Organização, ao Júri, aos Auxiliares, à Associação ou aos demais competidores, coletiva ou individualmente, será excluído do Concurso e poderá ainda ser excluído de eventos futuros, conforme avaliado pela Organização.

15.2. A Organização se reserva o direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

15.3. A inscrição neste Concurso pressupõe o conhecimento e aceitação plena pelo candidato das regras aqui contidas.

15.4. É vedado, a qualquer tempo, o uso do nome do III Concurso Paranaense de Cervejas Caseiras,bem como deste Concurso, para promoção, publicidade ou qualquer atividade comercial, sem que haja o expresso consentimento das referidas Associações através de suas Diretorias.

DATAS IMPORTANTES

  • Lançamento do Regulamento completo: 22 de setembro de 2014

  • Início das Inscrições: 3 de outubro de 2014

  • Término das Inscrições: 18 de outubro de 2014

  • Início do envio de amostras: 3 de outubro de 2014

  • Término do envio de amostras: 18 de outubro de 2014

  • Data do Concurso: 24 e 25 de outubro de 2014

  • Divulgação dos resultados: 16h do dia 25 de outubro de 2014

  • Recebimento das fichas de avaliação das cervejas: até 24 de dezembro de 2014.

ACervA-PR