Cervejarias

Seasons vai adotar barril descartável

A cervejaria de Porto Alegre pretende usar o barril PET no envio da bebida para fora do Estado

Os barris podem ser encontrados no mercado em tamanhos de 15, 20, 30 e 40 litros (Foto: Divulgação)

Os barris podem ser encontrados no mercado em tamanhos de 15, 20, 30 e 40 litros (Foto: Divulgação)

Cada vez mais comum, a utilização de barril descartável, fabricado com PET (polietileno tereftalato), na produção cervejeira está ganhando mais adeptos no Brasil. No Rio Grande do Sul, a Seasons adquiriu recentemente um lote do material e pretende incluí-lo na rotina da cervejaria.

“Já pensávamos em utilizá-lo há algum tempo. Isso vai aliviar um transtorno logístico que enfrentamos sempre que precisamos enviar barris para fora do estado”, afirma Leo Sewald, o proprietário da cervejaria.

Cada vez que um barril tradicional é enviado para outra localidade, além do custo do transporte de ida, é necessário preocupar-se com o retorno do equipamento vazio e isso encarece o processo.

“É claro que o PET também tem um custo, mas mesmo repassando ele para o comprador, sai mais em conta do que é pago para o retorno do barril, sem contar que não teremos essa preocupação. É uma alternativa muito eficiente”, destaca Leo.

Na foto, o gerente comercial da Seasons, João Kolling, com o barril PET recém adquirido (Foto: Divulgação)

Na foto, o gerente comercial da Seasons, João Kolling, com o barril PET recém adquirido (Foto: Divulgação)

A Sesons ainda está testando a pet gigante, mas confirma que o barril não interfere no sabor nem nas características da bebida. Se todos os testes forem positivos, a cervejaria pretende usar regularmente na produção da cerveja exportada para fora do Rio Grande do Sul. Cerca de 30% da produção total.

“Sabemos que é seguro, mas estamos testando para garantir a nossa qualidade. Assim que os testes terminarem vamos efetivá-lo na nossa rotina. Aqui no estado a logística é mais simples de ser controlada, então inicialmente não vamos utilizar, mas a bebida que enviamos para fora irá nesses barris”, confirma o proprietário.

Os barris podem ser encontrados no mercado em tamanhos de 15, 20, 30 e 40 litros e normalmente são compatíveis com os atuais sistemas de torneira de chope. Recentemente a KHS assumiu a venda exclusiva das PETs no Brasil, por isso, preços e condições devem ser consultados pelo email: christoph.suwelack@khs.com. O descarte do material é simples, depois de despressurizados podem facilmente ser esmagados e, em seguida, colocados para reciclagem com outros recipientes plásticos.