Cerveja caseira

Quanto avança a cerveja caseira nos Estados Unidos

Receita bruta dos fornecedores de suprimentos para homebrewers cresceu em média 10,5% em 2013 (Foto: Ricardo Jaeger/Revista Beer Art)

Receita bruta dos fornecedores de suprimentos para homebrewers cresceu em média 10,5% em 2013 (Foto: Ricardo Jaeger/Revista Beer Art)

Nunca foi tão fácil para os americanos aderir ao hobby do homebrewing. Com essa frase, Gary Glass, diretor da American Homebrewers Association (AHA), resumiu os números do recém divulgado relatório anual sobre o venda de suprimentos para produtores caseiros, com números relativos a 2013. Os resultados fazem um retrato da indústria e do varejo para quem produz em casa cerveja e vinho nos Estados Unidos.

Ao examinar os dados de 408 lojas em 48 Estados, o levantamento — que teve um acréscimo de 48% em participantes em relação ao do ano anterior — mostrou, por exemplo, que a receita (bruta) cresceu em média 10,5% em 2013.

“O homebrewing está em crescimento, tanto como hobby quanto negócio”, disse Gary Glass, diretor da American Homebrewers Association. “Com os Estados Unidos tendo 1,2 milhão de homebrewers, os fornecedores estão experimentando um sólido crescimento.”

Integrante da Brewers Association (BA), a American Homebrewers Association (AHA) congrega mais do que 43.000 produtores caseiros.

Destaques do relatório

Os novos homebrewers ‒ Cresceram 24% as vendas de kits de equipamentos para iniciantes, em geral clientes na faixa entre 30 e 39 anos.

Receita ‒ Para lojas focadas em fornecimento para homebrew, a receita bruta cresceu em média 10,5% em 2013. O estudo detectou também que cerca de 36% dos negócios tem nos suprimentos para homebrewers uma fonte adicional de renda, o que na prática significa um aumento no número de empresas que estão acrescentando ao seus portfólio esse tipo de produto.

Novas lojas ‒ Houve um considerável crescimento na abertura de lojas, com 37% dos consultados indicando que estão operando há menos de três anos. Mais de 60% dos responsáveis pelas lojas relataram ter visto a abertura de uma nova loja no segmento em sua área em 2013.

Cerveja x vinho ‒ As vendas de suprimentos para produção caseira de cerveja superaram as de vinho, com uma média de 35% de receita no varejo vinda de ingredientes para cerveja versus 21% dos de vinho.