Cervejarias

Uma brassagem internacional com crowdfunding

Os cervejeiros Rodrigo Silveira, da Invicta, e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York, iniciaram a produção da "Sexta-feira" em Ribeirão Preto (SP)

Matheus Franco (Social Beers), Rodrigo Silveira (Invicta), Shane Welch (Sixpoint) e Carlos Lima (Social Beers). Foto: Divulgação

Matheus Franco (Social Beers), Rodrigo Silveira (Invicta), Shane Welch (Sixpoint) e Carlos Lima (Social Beers). Foto: Divulgação

Realizada na Cervejaria Invicta, em Ribeirão Preto (SP), na segunda-feira, 17, a brassagem da primeira cerveja produzida no Brasil por meio do projeto Social Beers de crowdfunding foi conduzida pelos cervejeiros Rodrigo Silveira (Invicta) e Shane Welch, da Sixpoint, de Nova York. Eles haviam sido selecionados pelos gestores do Social Beers, Matheus Franco e Carlos Lima, para conduzirem a produção da cerveja “Sexta-feira”. Lima ressalta a similaridade da Invicta com o estilo de produzir norte-americano.

Aproveitando a passagem do cervejeiro do Brooklyn em Ribeirão, a Invicta também iniciou a produção da “6 o´clock”, que se tornará uma cerveja de linha da empresa. Já a “Sexta-feira” será produzida uma única brassagem e vendida exclusivamente por meio do site Social Beers. “Quem colaborar vai poder experimentar a cerveja, isso é o que torna o projeto tão especial e único”, diz Lima.

Quem colaborar poderá ainda receber com a cerveja alguns brindes, distribuídos conforme a quantidade de cervejas adquiridas. Como a brassagem é uma das primeiras etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, que ainda passa por fermentação e maturação, a cerveja ficará pronta para o consumo e comércio a partir de abril.

As características

  • “Sexta-feira” é uma cerveja Imperial IPA de 8% de álcool e 85 IBU, levará maltes Pale Malt, Pilsener, Carapils e Crystal, açúcar e lúpulos Simcoe, Citra, Centennial e Amarillo.

  • “6 o´clock” é uma American IPA de 5,8% de álcool e 60 IBU. Contém maltes Pale Ale, Pilsener, Munich e Crystal, com os lúpulos Warrior, Simcoe e Amarillo.