Competições

Júri internacional fortalece o 1º Campeonato de Sommelier de Cervejas

Com a presença dos mestres cervejeiros Garrett Oliver (Brooklyn), Martin Zuber (Paulaner) e Hedwig Neven (Duvel Moortgat) no júri da competição, o 1º Campeonato de Sommelier de Cervejas do Brasil será disputado entre 8 e 9 de março, em São Paulo. O prêmio especial concedido ao Sommelier campeão será uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer todo o universo que envolve a Cervejaria Brooklyn.

Sommelier.jpg

Os organizadores do evento, liderado pelo presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), Mario Telles Jr, e pelos diretores do Instituto da Cerveja Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, afirmam que o propósito é contribuir para o reconhecimento e disseminação da profissão de Sommelier de Cervejas no Brasil. "Este evento é a consolidação de um trabalho que começou em agosto de 2010, quando fizemos o primeiro curso de Sommelier de Cervejas do Brasil. É uma grande oportunidade para darmos visibilidade a esta nova profissão cada vez mais requisitada no mercado", afirmam os idealizadores.

Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos e ter certificado de Sommelier de Cervejas em qualquer instituição, de dentro ou fora do país. Serão aceitas 150 inscrições para a competição, dividida em três etapas:

1) Prova de múltipla escolha

2) Prática de identificação de estilos de cervejas

3) Final: prova de degustação e prova de serviço

Além dos estrangeiros Garrett Oliver e Martin Zuber, o júri contará com a participação de nomes importantes do mercado cervejeiro do Brasil, como do ex-proprietário da Cervejaria Eisenbahn, Juliano Mendes, o sócio do Aconchego Carioca SP Edu Passarelli, o mestre cervejeiro e consultor Paulo Schiavetto, o diretor executivo e de cursos da ABS-SP Arthur Azevedo e o burgomestre Sady Homrich.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas por meio deste link (nesse endereço, procurar a caixa ao alto à direita que diz "Faça a sua Inscrição") até o preenchimento dos primeiros 150 inscritos, mediante certificado de formação de Sommelier de Cervejas e o pagamento de uma taxa de R$ 70,00.

O evento é patrocinado pela Beer Maniacs, Casa Flora e Interfood. Conta também com o apoio da Belgalux - Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil.

Para saber mais

O regulamento está detalhado aqui.