Qual é a música?

Uma playlist sugerida por quem lançou algumas das cervejas mais prestigiadas brasileiras

Seleção montada em consulta da Beer Art aos fundadores de cervejarias reúne 13 dicas (Foto: SXC)

SARAH BUOGO
BEER ART 12 - NOV 2014

Ao celebrar um casamento perfeito, o de cerveja e música, a Beer Art se perguntou: qual música melhor simboliza alguns dos rótulos mais prestigiados das artesanais brasileiras. Para isso, questionou 13 cervejarias de diferentes pontos do país.

A seguir, confira as respostas (as cervejarias estão em ordem alfabética - para saber mais sobre cada uma navegue no Portal das Cervejarias Brasileiras):

Para ouvir a música, clique no título dela:

1 - AMAZON BEER (Belém-PA)

Cerveja:Stout Açaí

Música:Sabor Açaí (Nilson Chaves e João Gomes)

Caio Guimarães: "Esta música traduz com perfeição a importância do açaí para o povo paraense. Ela diz assim: 'Que eu sou muito mais que um fruto/ Sou sabor marajoara'. E, para a AmazonBeer, o açaí também é mais que um fruto, é cerveja!"


2 - BODEBROWN (Curitiba-PR)

Cerveja: 4 Blés (Belgian Strong Dark Ale 11,7%)

Música: AlsosprachZarathustra, Op. 30 (em alemão: Assim falou Zaratustra)

Samuel Cavalcanti: “Esta música é um poema sinfônico composto em 1896 por Richard Strauss, inspirado no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzsche. A cerveja vem principalmente do filme 2001: A Space Odyssey (2001: Uma Odisséia no Espaço) e do livro escrito entre 1883 e 1885 pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Ambos influenciaram significativamente o mundo moderno e continuam atual. O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch, literalmente 'além-do-homem', normalmente traduzido como 'super-homem'. O nome é um dos muitos trocadilhos no livro e se refere mais claramente à imagem do Sol vindo além do horizonte ao amanhecer como a simples noção de vitória”.


3 - COLORADO (Ribeirão Preto-SP)

Cerveja: Ithaca (Imperial Stout com rapadura queimada)

Música: Comida (Titãs)

Marcelo Carneiro: "A música é 'Comida', dos Titãs,porque reflete os anseios de complexidade da sociedade frente às situações mesmo as mas simples que lhes são impostas".


4 - CORUJA (Porto Alegre-RS)

Cerveja: Labareda (Lager defumada com pimenta)

Música: Mares de Cerveja, letra do Nenung na voz do Wander Wildner

Rafael Rodrigues: "A gravação tem nossa participação especial com os gritos no refrão. Essa letra é praticamente um hino cervejeiro. A Coruja sempre carrega um espírito colaborativo em suas criações. O Nenung também foi parceiro da Coruja em alguns projetos, como o Terceira Terça com o Bola da Ipanema e o Alemão Vitor Hugo.A Labareda faz parte da Linha Fora de Série, a família artística da Coruja, e foi desenvolvida com o Wander Wilder em 2012”.


5 - DUM (Curitiba-PR)

Cerveja: Petroleum

Música: Paint It Black (The Rolling Stones)

Murilo Foltran: “Como na música, onde tudo deve ser preto, a Petroleum por onde passa deixa tudo pintado de preto: o copo, a camiseta que cai um pingo, o tapete que o copo é derramado”.


6 - FALKE BIER (Ribeirão das Neves-MG)

Cerveja: Trippel Monasterium

Música: Canto Gregoriano (faixa de áudio para baixar)

Marco Falcone: “Essa cerveja é refermentada na garrafa, de 15 a 30 dias, ao som do Canto Gregoriano, 24h por dia. Pesquisas indicam que as vibrações das ondas do Canto Gregoriano alteram o metabolismo dos seres vivos. Isso influencia as leveduras, que apresentam uma melhoria no desenvolvimento e condições mais saudáveis de sobrevivência. A cerveja especial traz uma sensibilidade muito maior nas pessoas, e a música passa a fazer parte de um momento único. Sugiro que, ao som do Canto Gregoriano, você fique em silêncio, de olhos fechados, respirando lentamente por 20 segundos. A sensação de relaxamento, paz de espírito e tranqüilidade é fantástica”.


7 - GAUDENBIER (Curitiba-PR)

Cerveja: GaudenBier - Pale Ale

Música: Helter Skelter (The Beatles)

Ronaldo Flor: “HelterSkelter é considerada a primeira musica do gênero Hard Rock da história, e a Pale Ale é para a GaudenBier a primeira cerveja que a define no mercado das cervejas especiais”.


8 - INVICTA (Ribeirão Preto-SP)

Cerveja: Damiana

Música: I just wanna make love to you (Etta James)

> Rodrigo Silveira:> “Achamos bacana a música pois ela é muito clássica, com uma grande intérprete mulher, tem um ritmo gostoso e uma letra sexy que acreditamos harmonizar bem com toda a história da Damiana, principalmente por ter propriedades afrodisíacas”.


9 - MORADA CIA ETÍLICA (Curitiba-PR)

Cerveja: Hop Arábica

Música: Maluco Beleza (Raul Seixas)

André Junqueira: “Acredito que a cerveja tem relação tanto com a canção, quanto com o cantor. A letra fala da insatisfação com 'aquela velha opinião formada sobre tudo'. A cerveja também vai contra as velhas opiniões, de quem só vê as coisas pelo mesmo ângulo, sem abrir a cabeça para novas possibilidades. Também vejo relação das influências do cantor com a Morada Cia Etílica, pois ele teve contato logo cedo com cultura musical internacional, morava num bairro cheio de ingleses e americanos, aprendeu muito sobre rock n' roll e blues. Porém tudo que ele fez tinha personalidade brasileira, ou seja, não simplesmente copiava e colava a cultura que recebeu, apresentava uma composição própria, de personalidade brasileira, com as boas influencias da cultura externa”.


10 - PAGAN (Curitiba-PR)

Cerveja: Pagan - Valhalla Incursion Ale (English I.P.A)

Música: Immigrant Song (Led Zeppelin)

Ronaldo Flor: “Pagan - IPA é uma autêntica cerveja celta em homenagem a Valhalla, e esta música fala do espírito daqueles que lutam por um ideal e sabem que serão bem recebidos em Valhalla pelas Valquírias e com boa cerveja”.


11 - SEASONS (Porto Alegre-RS)

Cerveja: Green Cow IPA

Música: Seasons, by Chris Cornell

Leonardo Sewald: “Muitos não sabem, mas essa música (bem como a obra do Soundgarden) me influenciou muito durante minha juventude nos anos 90. Marcou tanto que parece que existe uma cervejaria aqui no Brasil com o mesmo nome dessa música, sabia? Sou da geração do grunge, das botas Dr.Martens, camisas de flanela, piadas sem sentido e músicas cheias de atitude. Esta música em particular fala sobre a beleza de parar para celebrar o momento quando tudo a nossa volta está andando tão rápido. Não muito diferente do que fazemos quando, após aquele dia cheio e cansativo, finalmente sentamos para saborear uma bela cerveja e curtir o momento. Experimente fazer isso de vez em quando: por um instante, é o melhor momento do mundo”.


12 - WÄLS (Belo Horizonte-MG)

Cerveja: Wäls 42

Música: Queen - Bohemian Raphsody

José Felipe Carneiro: “A ópera rock comandada por Freddie Mercury é uma miscelânea de arranjos musicais que, ao se fundirem, tornam-se únicos e harmoniosamente perfeitos. Assim como os ingredientes da 42, que ao se fundirem criam uma receita de cerveja completamente icônica e inovadora. Repleta de aromas e sabores advindos da fusão de maltes, lúpulos, limão, amêndoa, café , abacaxi e levedura de champagne”.


13 - WAY BEER (Pinhais-PR)

Cerveja: Sour Me Not Morango

Música: Strawberry Fields Forever (The Beatles)

Alejandro Winocur: “Uma cerveja com a cara do verão, refrescante e cheia de atitude, merece uma música igualmente refrescante de uma das maiores bandas de todos os tempos. Isso sem contar o fato da canção destacar os campos de morango, ingrediente principal desse nosso rótulo, que leva fruta de verdade!”.