Roteiro

Mochilão Cervejeiro na Bélgica de Kuaska

Viagem na companhia do expert Lorenzo Dabove será de 6 a 14 de fevereiro

Roteiro é promovido pela Bier Labs, em parceria com o Instituto da Cerveja e com o Mestre-Cervejeiro.com

Roteiro é promovido pela Bier Labs, em parceria com o Instituto da Cerveja e com o Mestre-Cervejeiro.com

Em uma edição especial, o Mochilão Cervejeiro oferece, de 6 a 14 de fevereiro, a oportunidade de conhecer a Bélgica na companhia de um dos maiores especialistas em cerveja no mundo, Lorenzo Dabove, o Kuaska. Promovida pela Bier Labs, em parceria com o Instituto da Cerveja e o Mestre-Cervejeiro.com, a viagem tem como objetivo principal aprofundar a visão sobre a cultura e os aspectos que envolvem as tradicionais cervejas de fermentação espontânea, tais como Lambics e Gueuzes, além de proporcionar experiências como a da produção de uma cerveja colaborativa na histórica Brasserie Cantillon e a visitação guiada a locais especiais e pouco acessíveis, como as cervejarias de mosteiros Trappistas da Bélgica.

Quem é Kuaska

Respeitado internacionalmente como um dos maiores especialistas em cervejas de fermentação espontânea e apaixonado pela cultura da cerveja belga, o italiano Lorenzo Dabove, mais conhecido como Kuaska, foi cicerone do Beer Hunter Michael Jackson em suas incursões pela Bélgica. Kuaska. Nascido em 13/9/1952 na região da Liguria, vive e trabalha em Genova e Milão. É degustador, especialista e escritor de cerveja. Publicou livros como Le Birre (As Cervejas) e Il Manuale della Birra (O Manual da Cerveja), além de colaborar em livros de outros especialistas internacionais, como Michael Jackson, Tim Hampson, Garrett Oliver, Tim Webb e Stephen Beaumont. Diretor de Cultura da Unionbirrai 2001-2009, é diretor de Cultura do MoBI, movimento italiano dos consumidores de cerveja que ajudou a fundar em 2009. É “Life Member” e degustador do CAMRA (Campaign for Real Ale) e membro do Zythos/de Lambikstoempers.

Entrevista à Beer Art - No Festival Brasileiro da Cerveja 2014, em Blumenau, Lorenzo Dabove (Kuaska) concedeu uma entrevista para a Beer Art. Assista ao vídeo, com legenda em português:

Integrou o júri dos seguintes concursos: World Beer Cup de San Diego (2004, 2008, 2012), Seattle (2006), Chicago (2010) e Denver (2014), Mondial de La Bière de Montreal (2008), Great American Beer Festival de Denver (2011), European Beer Star de Munique (2006, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014), Brussels Beer Challenge (2012, 2013 e 2014), International Beer Challenge de Londres (2013), Nas d’Escuma de Barcelona (2013) e Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (2014). Presidente do júri nos principais campeonatos de cerveja italianos.

Professor no mestrado em Slow Food e inúmeros cursos organizados por instituições privadas e voluntárias em toda Itália, ensina a cultura da cerveja e degustação de vinhos em várias escolas técnicas e universidades. Em 2012, fundou o Kuaska Instituut para difundir a cultura da cerveja através de uma variedade de atividades (consultoria para fabricantes, distribuidores e revendas de cerveja, viagens temáticas, organização de eventos etc). Em novembro de 2013, em Liège, foi agraciado com o título de Chevalier du Fourquet “honoris causa”, concedido pela Belgian Brewers Association.

ROTEIRO

Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

  • Início do Mochilão Cervejeiro em Bruges (Bélgica), portanto, a passagem de ida deverá partir do Brasil o mais tardar no dia 5/2/2015, para que o participante se junte ao grupo no dia 6, as 18h, horário local).
  • Jantar de boas-vindas e integração do grupo na companhia de Kuaska e de um convidado especial, Filip Geerts, perito em cervejas belgas e fundador do blog Belgian Beer Board.
  • Para aqueles que chegarem à cidade antes do compromisso, a programação é livre, porém, estão convidados a acompanhar Kuaska em um breve pub crawl no centro da cidade de Bruges.

Sábado, 7 de fevereiro de 2015

  • Dia dedicado ao Bruges Beer Festival (BBF), onde Kuaska irá selecionar e indicar as cervejarias mais interessantes de serem conhecidas, bem como as cervejas imperdíveis de serem degustadas. Para aqueles que buscam oportunidades de negócio com cervejarias belgas, Kuaska poderá apresentar cervejeiros com interesse no mercado brasileiro e auxiliar no alinhamento dos contatos de negócios aos interessados.

Domingo, 8 de fevereiro de 2015

  • Passeio a Westvleteren, no restaurante In De Vrede (propriedade dos monges), onde haverá degustação guiada da Westvleteren Blond, cerveja batizada por Kuaska na ocasião do seu lançamento.
  • Na parte da tarde, uma incursão à De Dolle Brouwers com uma visita guiada por Kris Herteleer em pessoa. É uma cervejaria histórica, que passou para o controle da família Costenoble Herteleer na década 1980 e onde Kuaska já faz parte da família. O grupo conhecerá o porão "secreto" da cervejaria, para degustação das cervejas diretamente dos barris de maturação, e conhecer mais sobre os experimentos da cervejaria.
  • Volta para Bruges, com a opção de desfrutar os momentos finais do festival BBF.

Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

  • Visita guiada à premiada cervejaria De Halve Maan, com almoço na companhia do cervejeiro Xavier Vanneste.
  • Ida ao famoso pub Brugs Beertje (o ursinho de pelúcia de Bruges).
  • Visita à cervejaria de Johan Brandt, grande amigo de Kuaska, para conhecer e degustar cervejas da microcervejaria Smisje.
  • Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
  • Passeio para Roeselare, para uma visita à cervejaria Rodenbach. Rudi Ghequire conduzirá o grupo, e na sequência um almoço especial na própria cervejaria.
  • Depois do almoço, ida para Bruxelas. Após o check-in no hotel, um passeio liderado por Kuaska, pelos famosos cafés da cidade e locais históricos, como o A La Bécasse, La Mort Subite, Poechenellekelder etc.

Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

  • Um dos destaques da viagem, o Cantillon Day, com uma superturnê guiada por Kuaska, considerado membro da família Van Roy/Cantillon. O grupo acompanhará com exclusividade o dia de brasagem e terá a oportunidade de colaborar durante o processo de produção.
  • O dia terminará com um jantar especial no Restobieres, restaurante encantado com as performances cômicas do lendário chef Alain Fayt, outro grande amigo de Kuaska.

Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

  • Excursão para Pajottenland (Kuaska é chamado de “O Príncipe de Pajottenland”), com visitas guiadas ao novo centro de produção de Lambics e algumas cervejarias emblemáticas como:
  • De Lambiek.
  • 3 Fonteinen, com uma visita à fábrica de cerveja de Armand Debelder, e almoço no restaurante 3 Fonteinen, com o autêntico prato de Pajottenland.

Sexta-feira, 13 fevereiro de 2015

  • Excursão para o sul da Bélgica, com uma primeira parada na Gueuzerie Tilquin, onde o grupo poderá saborear Lambics e Gueuzes de uma nova estrela em ascensão, o cervejeiro Pierre Tilquin.
  • Após a visita, a opção será de almoçar no restaurante Boelekewis, especializado em Lambics e por duas especialidades culinárias da belga: “moules et frites” (mexilhões com batatas fritas) e “ribbekes” (costelas de porco em porções generosas).
  • Depois do almoço, uma visita aos monges trapistas de Rochefort. Visita à cervejaria da abadia, onde se produzem três das cervejas mais populares e apreciadas do mundo. Amigo do cervejeiro Gumer Santos, Kuaska com ele conduzirá o grupo por lugares onde poucos ou quase ninguém tem acesso.

Sábado, 14 de fevereiro de 2015

  • Pela manhã, visita à emergente Brasserie de La Senne, com a oportunidade de provar cervejas da dupla Yvan de Baets e Bernard Leboucq.
  • O encerramento do Mochilão Cervejeiro será no Delirium Café de Bruxelas.

A passagem de volta deverá ser programada a partir do dia 15/2/2015, preferencialmente a tarde, em virtude da noite anterior no Delirium Café.

Serviço

  • O que: Mochilão Cervejeiro na Bélgica de Kuaska
  • Quando: de 6 a 14 de fevereiro de 2015
  • Quanto: 2.360 euros, podendo ser parcelados em 4 vezes de 590 euros. Para efetuar o pagamento e garantir a reserva da vaga, é preciso entrar em contato com Julio Machado Jr. pelo e-mail julio@bierlabs.com.br ou pelo telefone (47) 8463-1886 para negociar e definir a forma de pagamento. A vaga estará reservada a partir do pagamento da primeira parcela. O dinheiro será enviado para os fornecedores na Bélgica logo após fechamento do grupo e confirmação da viagem. Serão informados todos os participantes e, a partir desse momento, não haverá mais a possibilidade de devolução do dinheiro pago. Quem tiver algum imprevisto e não puder viajar depois de ter pago, seja uma parte apenas, seja a viagem inteira, poderá ter o seu dinheiro de volta vendendo seu lugar para outra pessoa pelas mesmas condições que havia comprado. Caso não o grupo não alcance o número mínimo de viajantes (15 pessoas), o dinheiro será devolvido, obedecendo à taxa de câmbio vigente na data da devolução.

O QUE ESTÁ CONTEMPLADO NO VALOR

Hotéis (categoria 3 estrelas):

9 (nove) noites em quartos duplos com café da manhã incluso, sendo: 4 (quatro) noites em Bruges e 5 (cinco) em Bruxelas (check-in no dia 6/02/2015 e check-out no dia 15/2/2015). Caso alguém pretenda estender sua viagem viajando antes ou permanecendo mais tempo depois do período contemplado pelo Mochilão Cervejeiro, os hotéis serão:

  • Em Bruges - Novotel Brugge Centrum
  • Em Bruxelas - Bedford Hotel & Congress Centre

Refeições (somente alimentação, relacionadas abaixo):

  • 6/2 (sábado), jantar em Bruges;
  • 8/2 (domingo), almoço leve + primeira rodada de Westvletren Blond no restaurante In De Vrede, anexo ao mosteiro;
  • 9/2 (segunda-feira), almoço na Cervejaria De Halve Maan;
  • 10/2 (terça-feira), almoço na Cervejaria Rodenbach;
  • 11/2 (quarta-feira), jantar no restaurante Restobieres;
  • 12/2 (quinta-feira), almoço na Cervejaria Drie Fonteinen;
  • 13/2 (sexta-feira), almoço no restaurante Boelekewis.

Ingressos e visitas guiadas:

  • Bruges Beer Festival: kit incluindo copo e 3 tickets degustação;
  • Cervejarias: De Dolle, De Halve Maan, Rodenbach, Cantillon, Brasserie De La Senne, De Lambiek, 3Fonteinen, Rochefort e Tilquin.

Traslado terrestre na Bélgica:

  • Ônibus de turismo exclusivo, reservado para os seguintes trajetos:
  • 8/2 (domingo), ida e volta de Bruges para a Flandres Ocidental;
  • 10/2 (terça-feira), de Bruges para Roeselare e Bruxelas;
  • 12/2 (quinta-feira), ida e volta de Bruxelas para o Pajottenland;
  • 13/2 (sexta-feira), ida e volta para Tilquin, Boelekewis e Rochefort.

NÃO ESTÃO CONTEMPLADOS NO VALOR

  • Bilhetes aéreos de ida e volta ao Brasil;
  • Traslados no Brasil e entre os aeroportos e hotéis do Mochilão Cervejeiro;
  • Seguro obrigatório SCHENGEN;
  • Demais despesas que não sejam expressamente especificadas entre os itens contemplados no valor, tais como bebida, demais refeições etc.

Mais informações, inclusive confirmação e reserva de vaga: mochilaocervejeiro@bierlabs.com.br ou julio@bierlabs.com.br