Portoalegrense é a nova cervejaria da capital gaúcha

Recém instalada, a cervejaria começa suas atividades com uma Pilsen Viva

A Porto Alegrense aposta na produção de cerveja Viva para o público local (Foto: Divulgação)

A Porto Alegrense aposta na produção de cerveja Viva para o público local (Foto: Divulgação)

Sarah Buogo

O Vale Cervejeiro da capital gaúcha - que já conta com nomes de peso com a Abadessa, Babel Cervejaria, Irmãos Ferraro e Seasons - recebe uma nova cervejaria para compor o time. Trata-se da Portoalegrense, que deixa claro no próprio nome a sua origem e identidade. A inauguração oficial está prevista para dezembro, no entanto, a cervejaria já começou a produção desde a metade do ano.

“Ela já nasce com a identidade de ser feita em Porto Alegre. Olhando no rótulo você já consegue identificar de onde ela vem. É uma cerveja viva, por isso vamos focar no mercado local inicialmente”, destaca Marcelo Giulian um dos proprietários da cervejaria.

A marca conta com os principais pontos turísticos da capital. Quem conhece a cidade não terá dificuldades para identificar o Laçador, o Centro Administrativo, O museu Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro.

A Portoalegrense dá os primeiros passos em uma cozinha que conta com 4 tanques de mil litros, garantindo uma capacidade inicial de até 8 mil litros por mês. O responsável pela produção é o Mestre Cervejeiro e um dos sócios Fernando Acosta. Além de Marcelo e Fernando, também são sócios fundadores da nova cervejaria, Marcio Giulian e Marco Aurélio Giulian.

Marcelo Giulian, um dos sócios da cervejaria Porto Alegrense (Foto: Sarah Buogo)

Marcelo Giulian, um dos sócios da cervejaria Porto Alegrense (Foto: Sarah Buogo)

A primeira criação da casa será a Portoalegrense Pilsen, uma cerveja Viva produzida com matéria-prima alemã seguindo a lei da pureza. A proposta é trabalhar com cervejas Vivas, ou seja, não pasteurizadas em todas as receitas. “A matéria–prima é toda importada. Queremos que o consumidor nos identifique por termos uma cerveja diferenciada, viva”, explica Marcelo que diariamente, entre 13h e 14h, coloca músicas nas caixas de som para acompanhar o trabalho das leveduras. Para esta primeira edição, 3 mil litros de Pilsen estão sendo produzidos.

As cervejas ainda não estão sendo comercializadas em pontos de venda, mas interessados em adquirir o produto podem entrar em contato com a cervejaria pelo fone: (51) 3109-0021 ou pela página do facebook: www.facebook.com/cervejariaportoalegrense