Festivais

2Cabeças e Cuesta expõem no Mondial sua IRA

India Red Ale apresenta marcante cor vermelha, 7,5% de álcool e 60 IBU

Cerveja que dispensou malte pilsen e foi feita com 100% Red-X é uma das novidades do Mondial (Foto: Divulgação)

Cerveja que dispensou malte pilsen e foi feita com 100% Red-X é uma das novidades do Mondial (Foto: Divulgação)

Walter Simões Júnior

Cervisia Alquimia Cervejeira

Em algum dia no segundo semestre de 2009, Eduardo e Bernardo se juntaram, com outros dois amigos, para fazer o seu primeiro lote de cerveja caseira. Nos anos seguintes muita coisa mudou, e neste período Bernardo Couto criou a 2Cabeças, enquanto Eduardo Sardinha lançou a Cuesta. Agora, em 2014, eles voltam a fazer uma cerveja juntos e surge a 2cabeças + Cuesta India Red Ale, ou IRA para os mais íntimos. Ela foi produzida especialmente para o Mondial de la Bière, e estará disponível no estande da 2cabeças.

Sob os cuidados de Marcelo Breda, um dos sócios do Sardinha e cervejeiro da Cuesta, esta cerveja ficou com uma marcante cor vermelha, tem 7,5% de álcool e 60 IBU, com dry hopping de Amarillo e Cascade. O destaque desta produção é que ela não leva nenhum malte caramelo ou pilsen. Esta cerveja foi feita com 100% malte Red-X, da Best Malz, que dá uma profunda coloração avermelhada sem puxar tanto o residual adocicado dos maltes caramelo. O estilo, que dá nome à cerveja, é uma fusão entre uma Red Ale e uma IPA, daí India Red Ale.

“Nunca imaginei, 5 anos atrás, que cada um de nós teria uma marca de cerveja, que encontraria um caminho próprio dentro do mercado. Ter a Cuesta junto da gente nesse stand é muito importante pois a raiz da cultura cervejeira está na celebração das amizades, dos bons momentos. Sejam eles antigos ou novo. Então, estaremos lá brindando com os antigos e com os novos amigos”, avalia Bernardo.

No estande da 2Cabeças no Mondial estarão disponíveis, além da IRA, algumas invenções dos cervejeiros Maíra Kimura e Bernardo, como a Double MaracujIPA e uma versão envelhecida em carvalho da Hi5. “Queríamos apresentar novas possibilidades no evento, que as pessoas repensem nossas cervejas”, ressalta Maíra.

Também estarão disponíveis para o público alguns rótulos da Cuesta, pela primeira vez chega ao Rio de Janeiro direto de Botucatu (SP). Quem passar no estande da 2Cabeças vai poder provar a Cerveja do Saci (uma American Brown Ale), a Indiana (uma American Double IPA) e mais uma novidade, a Cuesta Tripel. “Cerveja boa não faltará no estande da 2Cabeças, venham experimentar”, convida Sardinha.