Oktober de Santa Cruz espera 400 mil visitantes

Evento na cidade gaúcha, entre os dias 8 e 19, comemora três décadas

Festa em município de 120 mil habitantes lembra a chegada dos alemães no século 19 (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Festa em município de 120 mil habitantes lembra a chegada dos alemães no século 19 (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

“Podemos não ser a maior festa do Brasil, mas somos a maior do Rio Grande do Sul e a melhor do país”, diz o presidente da 30ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS), Léo Henrique Schwingel, em um desafio bem humorado a Blumenau (SC). Em 2014, o evento celebra seu "Jubileu de Pérola": 30 anos. De 8 a 19 de outubro, são esperados 400 mil visitantes no município com 120 mil habitantes localizado a 150 quilômetros de Porto Alegre, no Vale do Rio Pardo, aonde os colonizadores alemães chegaram em 1849. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul, a 30ª Oktoberfest vai destacar o tema "Celebrando uma Herança Cultural".

Programação cultural

Inclui aulas gratuitas de língua alemã, ministradas pela Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, junto ao Espaço Assemp, e a Escola de Gastronomia, com oficinas gratuitas em todos os dias da festa, além de apresentações de danças folclóricas, jogos germânicos, concurso de fotografia, Torneio de Eisstocksport, desfiles temáticos diurnos e noturno, Campeonato de Intersociedades e Celebração Ecumênica.

Soberanas

Caroline, Therry e Andressa (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Caroline, Therry e Andressa (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

A Rainha Therry Hansen Jardim e princesas Caroline Becker e Andressa Lupatini tem uma longa programação de eventos, audiências e solenidades. Difundem o evento acompanhadas dos coordenadores de Divulgação, da Banda Munich e dos bonecos símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli.

Gastronomia

Haverá restaurantes típicos nas Praças de Alimentação e no Café Colonial, este ano junto ao Centro Cultural 25 de Julho. O tradicional prato típico de cuca e linguiça pode ser saboreado em diferentes locais do Parque da Oktoberfest, com a cerveja oficial da festa (Brahma).

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Variedade de ritmos

Serão mais de 30 conjuntos, entre bandas típicas e de baile, shows nativistas e duplas, emmais de 300 horas de apresentações em todos os palcos. O Brahma Haus, junto ao Ginásio Poliesportivo, vai receber atrações como as bandas gaúchas Papas da Língua, Rosa Tattooada, Nenhum de Nós e Maria do Relento. No local, também haverá muita música eletrônica, pop, rock, gauchesca, samba e pagode. Para quem estiver no parque, todas as apresentações têm entrada gratuita.

Shows

Em uma estrutura montada junto ao Campo Municipal do Parque da Oktoberfest, com início previsto para as 23h:

  • Nando Reis, dia 10
  • Cristiano Araújo, dia 11
  • Thiaguinho, dia 17
  • Lucas Lucco, dia 18

Desfiles

Com mais de mil figurantes, os desfiles se realizam nos dois domingos, 12 e 19, às 10h30min, e na quarta-feira, às 20h.

Feirasul

Em paralelo, "com o propósito de impulsionar os negócios do município e da região e destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços", se realiza a Feirasul. Nesta edição do evento, 237 espaços foram disponibilizados, em mais de dois mil metros quadrados de área.

  • Serviço
  • O que: 30ª Oktoberfest e Feirasul, com realização da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e do Município de Santa Cruz do Sul
  • Quando: 8 a 19 de outubro de 2014
  • Onde: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715 - Santa Cruz do Sul - RS)
  • Quanto: ingressos de R$ 8,00 a 20,00
  • Mais informações: (51) 3715-6844 – Assemp, www.oktoberfestsantacruz.com.br e e-mail contato@oktoberfestsantacruz.com.br
Os bonecos símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz no desfile (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Os bonecos símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz no desfile (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)