Festas

Oktober de Santa Cruz espera 400 mil visitantes

Evento na cidade gaúcha, entre os dias 8 e 19, comemora três décadas

Festa em município de 120 mil habitantes lembra a chegada dos alemães no século 19 (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Festa em município de 120 mil habitantes lembra a chegada dos alemães no século 19 (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

“Podemos não ser a maior festa do Brasil, mas somos a maior do Rio Grande do Sul e a melhor do país”, diz o presidente da 30ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS), Léo Henrique Schwingel, em um desafio bem humorado a Blumenau (SC). Em 2014, o evento celebra seu "Jubileu de Pérola": 30 anos. De 8 a 19 de outubro, são esperados 400 mil visitantes no município com 120 mil habitantes localizado a 150 quilômetros de Porto Alegre, no Vale do Rio Pardo, aonde os colonizadores alemães chegaram em 1849.

Organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul, a 30ª Oktoberfest vai destacar o tema "Celebrando uma Herança Cultural".

Programação cultural

Inclui aulas gratuitas de língua alemã, ministradas pela Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, junto ao Espaço Assemp, e a Escola de Gastronomia, com oficinas gratuitas em todos os dias da festa, além de apresentações de danças folclóricas, jogos germânicos, concurso de fotografia, Torneio de Eisstocksport, desfiles temáticos diurnos e noturno, Campeonato de Intersociedades e Celebração Ecumênica.

Soberanas

Caroline, Therry e Andressa (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Caroline, Therry e Andressa (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

A Rainha Therry Hansen Jardim e princesas Caroline Becker e Andressa Lupatini tem uma longa programação de eventos, audiências e solenidades. Difundem o evento acompanhadas dos coordenadores de Divulgação, da Banda Munich e dos bonecos símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli.

Gastronomia

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Haverá restaurantes típicos nas Praças de Alimentação e no Café Colonial, este ano junto ao Centro Cultural 25 de Julho. O tradicional prato típico de cuca e linguiça pode ser saboreado em diferentes locais do Parque da Oktoberfest, com a cerveja oficial da festa (Brahma).

Variedade de ritmos

Serão mais de 30 conjuntos, entre bandas típicas e de baile, shows nativistas e duplas, emmais de 300 horas de apresentações em todos os palcos. O Brahma Haus, junto ao Ginásio Poliesportivo, vai receber atrações como as bandas gaúchas Papas da Língua, Rosa Tattooada, Nenhum de Nós e Maria do Relento. No local, também haverá muita música eletrônica, pop, rock, gauchesca, samba e pagode. Para quem estiver no parque, todas as apresentações têm entrada gratuita.

Shows

Em uma estrutura montada junto ao Campo Municipal do Parque da Oktoberfest, com início previsto para as 23h:

  • Nando Reis, dia 10
  • Cristiano Araújo, dia 11
  • Thiaguinho, dia 17
  • Lucas Lucco, dia 18

Desfiles

Com mais de mil figurantes, os desfiles se realizam nos dois domingos, 12 e 19, às 10h30min, e na quarta-feira, às 20h.

Feirasul

Em paralelo, "com o propósito de impulsionar os negócios do município e da região e destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços", se realiza a Feirasul. Nesta edição do evento, 237 espaços foram disponibilizados, em mais de dois mil metros quadrados de área.

  • Serviço
  • O que: 30ª Oktoberfest e Feirasul, com realização da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e do Município de Santa Cruz do Sul
  • Quando: 8 a 19 de outubro de 2014
  • Onde: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715 - Santa Cruz do Sul - RS)
  • Quanto: ingressos de R$ 8,00 a 20,00
  • Mais informações: (51) 3715-6844 – Assemp, www.oktoberfestsantacruz.com.br e e-mail contato@oktoberfestsantacruz.com.br
Os bonecos símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz no desfile (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)

Os bonecos símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz no desfile (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)