Cervejarias

Dado Bier lança IPA, sua nona cerveja artesanal

"Guardamos essa carta por muitos anos, e agora chegou o momento de usá-la"

Neste mês de outubro, a Dado Bier coloca no mercado uma India Pale Ale (IPA), a nona cerveja produzida por essa microcervejaria fundada em Porto Alegre (RS) em 1995.

O fundador e sócio-diretor da Dado Bier, Eduardo Bier, assim avalia a novidade: “Lançar uma IPA é um belo desafio. Fazer uma cerveja amarga não é muito difícil. Contudo, equilibrar o elevado amargor de 58 IBUs (International Bitter Units – Unidade de Amargor Internacional) pode ser considerado uma bela façanha. Guardamos essa carta, a IPA, por muitos anos, e agora chegou o momento de usá-la”.

Carlos Bolzan, mestre em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, debruçou-se no estudo de ingredientes, processos e misturas que resultaram na receita desse novo rótulo. A bebida apresenta amargor acentuado, característico do estilo, bem harmonizado com notas frutadas e cítricas, de maracujá.

“A Dado Bier IPA é composta por um blend de três diferentes tipos de lúpulos americanos, Cascade, Chinook e Ahtanum. Somente um deles passa pelo processo de dry hopping. Há toda uma forma de montar a receita para que ela se diferencie. As características do maracujá também são bem marcantes, embora ela seja uma cerveja com amargor elevado. Certamente ela será uma grata surpresa para quem provar”, garante Bolzan.

O estilo americano de fazer a IPA, cerveja tradicionalmente amarga, bem lupulada e de origem inglesa, foi escolhido por ser mais compatível com o paladar brasileiro, que já aprovou projetos ousados da microcervejaria, como a Dado Bier Ilex, produzida com erva-mate, a Dado Bier Double Chocolate Stout, elaborada com chocolate da grife Kopenhagen, a Red Ale, a Weiss, que revela notas de cravo e banana e a Belgian Ale, entre outras.

“Como apaixonados pelos sabores, buscamos qualidade e diferenciação entre os diversos rótulos já lançados nestes 20 anos. Dessa forma, podemos oferecer diferentes experiências aos paladares mais exigentes e sofisticados”, conclui Bolzan.

A Dado Bier IPA  tem amargor elevado (58 IBU)

A Dado Bier IPA  tem amargor elevado (58 IBU)