PoA em Copo reproduz tour por pubs

A 14ª edição do Poa em Copo ocorre em 28 de setembro de 2013

 Imagem do arquivo do Poa em Copo

Imagem do arquivo do Poa em Copo

Um ônibus lotado de cervejeiros – não há mais vagas – fará um tour por alguns dos principais pubs de Porto Alegre neste sábado, 28 de setembro. É a 14ª edição do PoA em Copo, que se apresenta como o mais antigo roteiro de cervejas do país.

Inspirado na tradição inglesa na qual os bebedores pegam o metrô para tomar uma pint no bar mais próximo de cada uma das 27 estações londrinas, a peregrinação gaúcha nasceu em 2000 – como não poderia deixar de ser – em uma mesa de bar.

A gente queria fazer algo parecido, mas em Porto Alegre não tem metrô. Um dia passei por uma kombi escolar onde tinha um cartaz: faço passeio. Ali nasceu o PoA em Copo.
— Paulo Schutz, administrador de empresas

No primeiro ano, apenas sete pessoas aderiram ao roteiro e sequer havia cervejas artesanais à venda nos bares. Com o tempo, o evento cresceu, e o mercado das especiais também. Em uma das edições, o grupo percorreu 14 pubs – o que foi considerado um exagero pelos organizadores. Nos últimos anos, são sempre em torno de seis a sete bares, com no máximo 44 convivas, quase todos amigos de longa data.

Neste sábado, eles visitarão seis bares da cidade, saboreando petiscos e até três rótulos em cada pub. A inscrição custa R$ 160, no formato all inclusive, com direito a cerveja e água também dentro do ônibus.

"Temos até fila de espera. Não é um negócio para ganhar dinheiro, mas uma espécie de confraria. Eu morei quatro anos em Buenos Aires e sempre vinha para rever os amigos”, diz Schutz.

Veja o roteiro da 14ª edição:

  • 1) Lagom Moinhos: degustação de 3 cevas.
  • 2) BaldHead: visita à cervejaria e degustação das cevas da casa.
  • 3) Boteco Weiss: degustação de 2 cevas, com petiscobier.
  • 4) BierMarkt Von Fass: degustação de 2 cevas relacionadas, livre escolha, com Salsicha Bock e Batata Rústica.
  • 5) Apolinário: degustação de 2 cevas, livre escolha, com sanduíche da casa.
  • 6) Dirty Old Man: degustação de 1 ceva.