Back to All Events

Talk Chopp com a Lupulinário

Bate-papo com entrada gratuita ocorre a cada 15 dias no Il Piccolo Biergarten, na Lapa

Evento gratuito com o objetivo de aproximar o público dos cervejeiros artesanais fluminenses, o Talk Chopp com a Lupulinário enfoca no dia 27 de setembro, às 18h, no Il Piccolo Biergarten, na Lapa (RJ), o rótulo Batom Vermelho. O evento é comandado pela jornalista Sônia Apolinário, titular da coluna cervejeira Lupulinário, que leva o bate-papo cervejeiro a cada 15 dias para o bar da Lapa especializado em cerveja artesanal.

A cerveja Batom Vermelho representa uma campanha com duplo objetivo: chamar a atenção para o Outubro Rosa e informar que foi dado o pontapé inicial para a criação da União das Confrarias e Coletivos Cervejeiros Femininos. Outubro Rosa é uma campanha de alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A União das Confrarias e Coletivos Cervejeiros Femininos é uma ideia que vem sendo maturada há três anos pela confraria Maria Bonita, de Recife (PE), que coordenou o processo de criação da Batom Vermelho. Essa cerveja colaborativa é uma Catharina Sour com adição de maracujá e hibisco. A receita foi feita por Nadhine França, da Maria Bonita, a partir de sugestões de integrantes de diversos coletivos cervejeiros femininos. Estima-se que existam, no país, pelo menos, 20 deles em atuação em 17 estados, que reúnem 470 mulheres.

Foram brassados 2 mil litros dessa colaborativa na Dádiva (SP), uma cervejaria onde 20 mulheres trabalham nas mais diversas funções e representam praticamente o quadro total de funcionários da empresa.

Do Rio de Janeiro, participaram da produção da Batom Vermelho Sabrina Fernandes e Fernanda Lacerda, ambas da Confraria Mulheres do Malte. Sabrina vai contar tudo sobre esse projeto no Talk Chopp que, desta vez, terá o bate papo conduzido por Simone Soares, integrante das confrarias Mulheres Cervejeiras e Grajau.

Simone Soares, uma professora que há dois anos participa ativamente da cena cervejeira do Rio de Janeiro, informa:

“Parte das vendas da Batom Vermelho será revertida para instituições que trabalhem com a prevenção do câncer de mama.”

O Talk Chopp com a Lupulinário é uma série de conversas com cervejeiros, comandada pela jornalista Sônia Apolinário, titular da coluna cervejeira Lupulinário.

“Apresento o rosto por trás dos rótulos das cervejas artesanais mais bacanas que estão sendo produzidas atualmente. O evento também é uma ótima oportunidade para fazer networking cervejeiro”, diz Sônia Apolinário.

O convidado da estreia, em 30 de maio, foi Maurício Grille, da cervejaria Andar de Cima, de Lumiar (RJ), que apresentou o rótulo Smash American IPA. Depois, seguiram-se as cervejarias Matisse (14 de junho), Docente (28 de junho), Arariboia (12 de julho), De Janeiro (26 de julho), Mosaico (9 de agosto), Invocada (23 de agosto) e Aqueles Caras (27 de setembro).

O bar: desde que Il Piccolo Biergarten se instalou na Lapa, em 2014, é uma referência em cerveja artesanal e comida alemã. Uma das características da cozinha é de que "não chegam perto das panelas e muito menos dos pratos, corantes, conservantes ou estabilizantes".


Serviço

  • O quê: Talk Chopp com a Lupulinário
  • Quando: 25 de outubro, às 18h
  • Onde: Il Piccolo Biergarten – Rua dos Inválidos, 135, Lapa/RJ
  • Quanto: entrada gratuita, degustações opcionais
Earlier Event: October 20
Encontro Cerveja Artesanal Brasil
Later Event: October 27
Oktoberfest na fábrica da Blondine