Back to All Events

Senac Ceará lança curso de sommelier de cerveja


Com aulas quinzenais, aos sábados e domingos, o curso vai de janeiro a junho de 2017

curso-de-sommelier-senac-ceara

Com a expansão da cerveja artesanal no Brasil, aumentam também as oportunidades para profissionais qualificados. Para atender a essa demanda em uma frente de crescimento do mercado, o Nordeste, o Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) – lança um curso de beer sommelier, iniciando em janeiro de 2017. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Com aulas quinzenais, aos sábados e domingos, o curso vai até junho de 2017. No início aborda o perfil profissional do Beer Sommelier. Segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira, compras, tributação e distribuição, legislação do setor, análise sensorial, principais concursos cervejeiros, as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, inglesa etc, leitura e interpretação de rótulos, serviços de chope, serviço de atendimento, estocagem, vendas, cartas de cerveja, organização de eventos, cerveja e gastronomia e mercado no Brasil e no mundo.

Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará reúne professores que são referências nacionais no setor, como Mauro Manzali Bonaccorsi, Sérgio Soares Jr., Rodrigo Ferraro, Carol Zilles, Rodrigo Campos, Alexander Michelbach, Fernando Chaves, Ronaldo Rossi e João Filho.

O curso ainda promove visitas à cervejarias artesanal e industrial, produção de chope artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.

O gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará, Ronny Sudário, destaca:

“É notório o crescimento do mercado de cervejas especiais e artesanais em todo Brasil, e Fortaleza não fica atrás. Somente em 2016 nós ganhamos oito novos estabelecimentos especializados na cidade, inclusive com vendas de chopes artesanais, e uma microcervejaria. Isso sem contar as distribuidoras, supermercados, inúmeros restaurantes e bares da cidade que incluíram cartas de cervejas especiais em seu portfólio, prateleiras e cardápios. Também foram produzidos festivais desse segmento no Estado.”

Como amante de cervejas especiais há quatro anos, tesoureiro da Acerva Cearense - associação legalmente constituída que apoia o movimento de produção de cervejas artesanais - e ex-sócio do Eitabier, Ronny observa:

“Temos em Fortaleza uma carência muito grande de profissionais com esse tipo de conhecimento nos diversos estabelecimentos, que ofereçam os produtos com ética, responsabilidade e qualidade no serviço, que atendam e entendam o gosto de acordo com o perfil dos clientes que frequentam esses locais.”

O gerente ressalta ainda que a área de atuação do Beer Sommelier não se restringe aos bares e restaurantes, pois esse também pode ministrar palestras e oficinas de degustações, ser juiz em concursos de cervejas, além de promover eventos e cursos com diversos temas sobre essa bebida.

Os professores

Mauro Manzali Bonaccorsi - Juiz de cervejas certificado pela entidade americana BJCP: II Copa Latino-americana de Cervezas Artezanales (Lima - Peru), Concurso Nacional do Encontro Anual das Acervas (Rio), South Beer Cup 2016 (Curitiba); Beer Sommelier certificado pela Doemens Akademie / SENAC-SP; Idealizador e dono do aplicativo Brasil Beer Guide; Cervejeiro caseiro nas horas vagas.

Sérgio Soares Jr - Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie (SENAC-SP); Fundador e editor do blog Lupulento; Consultor, palestrante com vasta experiência no mercado local.

Rodrigo Ferraro - Sócio proprietário e mestre-cervejeiro da Irmãos Ferraro Microcervejria/RS; Presidente Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM)/Gestão Atual 2016-2018; Beer Sommelier; Técnico cervejeiro pelo SENAI/RJ, Professor Escola da Cerveja/Porto Alegre-RS.

Rodrigo Campos - Cervejeiro caseiro com cervejas premiadas em concursos de nível nacional e regional; Presidente e fundador da Acerva Cearense (2014-2016); Professor de homebrewing com 25 turmas formadas; Estágio nas cervejarias Unika/Bruxa e Armada Cervejeira (SC); Editor do primeiro blog especializado em cerveja na região Nordeste (ParaQueVoCerveja - 2008/13); Participação como juiz em campeonatos de cerveja caseira; Consultor na área de cerveja.

Carol Zilles - Formada em Letras pela PUC-SP, fez especialização em gestão de projetos na FCAV/USP; Trabalhou com Educação de professores por 15 anos; Em 2013, fez o curso de formação de Sommelier de Cerveja no Science of Beer; É atualmente sócia proprietária do bar /bru/ Cerveja e Café e faz parte da Diretoria da ACERVA-CE eleita para mandato de 2017/2018.

Alexander Michelbach - Empreendedor cervejeiro, Idealizador do Beertone: Brasil e Suíça; Criador do primeiro toy art cervejeiro Brewce Hop head; Gerente de Operações do BeerFlakes; Vencedor do A Design Award, Itália - Categoria Idea Design com Beertone Suíça.

Fernando Chaves - Formado em Ciência da Computação pela USP/SP; pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie; Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial; Atua como Sommelier e como Consultor para bares e cervejarias.

Ronaldo Rossi - Ronaldo Rossi é chef de cozinha, professor e consultor na área de gastronomia; Sommelier de Cervejas; Especialista em harmonização com cervejas e de receitas com cervejas; Idealizador da Cervejoteca.

João Filho - Publicitário, Especialista em Marketing pela Unifor; Sommelier de cerveja desde 2013; Desde então atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Editor do Blog Cervas Clube; Ex-Sócio-proprietário do bar de cervejas especiais Eitabier; Professor da disciplina de cultura cervejeira na pós graduação de gastronomia da FANOR.


Serviço

  • O quê: Curso Beer Sommelier do Senac/CE
  • Quando: de 23 de janeiro a 4 de junho de 2017
  • Quanto: 10 x R$ 430 (com desconto de 10% para matrículas até 10 dias antes do início do curso e de 12% para membros da Acerva/CE e do cartão Simplesmente Cerveja)
  • Como: inscrições pelo link http://cursos.ce.senac.br e mais informações pelo fone (85) 3270-5400