Back to All Events

1º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela


Evento é o opção para o feriado prolongado entre 2 e 5 de novembro

 Festival estreia com rótulo exclusivo (Foto: Divulgação)

Festival estreia com rótulo exclusivo (Foto: Divulgação)

Entre 2 e 5 de novembro, Ilhabela (SP) recebe o 1º Festival da Cerveja Artesanal, promovido pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau e pela Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. O evento conta com atrações musicais, espaço kids, gastronomia de boteco, competições para o público em geral, palestras sobre o universo da cerveja, e claro, muita cerveja artesanal na Praça Cel. Julião de Moura Negrão. (Confira mais opções de eventos na Agenda Cervejeira)

Surgida há cerca de dois anos, a Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela é formada por um grupo de moradores da região unidos pelo amor à produção artesanal de cerveja. Atualmente, são nove produtores que se dedicam à fabricação de diferentes tipos da bebida e se reúnem periodicamente para trocar informações e experiências, debater técnicas, apresentar tendências e, é claro, degustar cerveja.

Para estimular a produção local e fomentar a atividade em Ilhabela, o grupo criou em parceria com o Ilhabela Convention & Visitors Bureau o Encontro dos Cervejeiros Artesanais, que já teve três edições e foi sucesso de público. A ideia do novo evento surgiu no 3º Encontro de Cervejeiros Artesanais de Ilhabela com a vontade de fazer algo maior e que atingisse mais pessoas que apreciam a boa cerveja artesanal e gostam de curtir a cidade.

A proposta do 1º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela é proporcionar aos moradores e visitantes a oportunidade de degustar as cervejas artesanais produzidas pelos nove membros da confraria (BlackWood, Cervejaria Caiçara, Colombelo, Das Cabras, Doctor’s, MadMug, Marzébiir, Serena e Süd Bier). Do sucesso dos encontros surgiu a proposta de fazer um evento maior e mais abrangente.

O 1º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela oferece diversas opções de cerveja artesanal com diversos estilos como Pilsen, Weiss, IPA, Stout e entre outros. A atração principal é o lançamento do rótulo Dailha, criado especialmente para a abertura do festival e produzido em parceria com uma cervejaria convidada.

Para valorizar os produtores locais e incentivar o lançamento de novos rótulos, há ainda um Concurso de Melhor Cerveja Artesanal, com júri de especialistas que analisará a produção dos nove membros da Confraria dos Cervejeiros Artesanais.

Gastronomia

O Festival conta com buffet de comidas típicas de boteco, além de um roteiro gastronômico de harmonização com cervejas em parceria com os restaurantes da Vila.

Música

Há uma agenda especial de shows e atrações musicais, ao final de todos os dias do evento no palco montado na Vila, centro histórico de Ilhabela. Entre as atrações confirmadas, as bandas Tributo a Tim Maia e Trinca Acústica. Todos os shows serão abertos por bandas locais e DJs convidados animarão o público nos intervalos.

Palestras

As palestras ocorrem no dia 2 de novembro às 9h30min na Cervejaria Caiçara com os especialistas do meio cervejeiro abordando dos mais diversos assuntos.

Palestrantes confirmados na "Conversa de Boteco":

Paula Yunes (sommelier de cerveja, cervejeira na Brasserie Fleurs du Malt, na Bélgica, e apresentadora do programa Cervejantes) com o tema “Estratégia de Lançamento de uma nova cerveja”.

Valery de Breucker (cervejeiro belga) com o tema “Erros e Acertos na Brassagem Caseira”

Kadu Mendes (sommelier de Cerveja, mestre em estilos e fundador do site/canal Brejada) com o tema “Marketing para os Cervejeiros”.

Maratoma

O Festival também convida o público para queimar as calorias acumuladas durante o evento na Maratoma, uma corrida que reúne esporte, cerveja e música. Depois de correr ou caminhar cinco quilômetros, saindo do Perequê e chegando à Vila, os atletas receberão como prêmio uma cerveja gelada e ainda poderão se divertir assistindo aos shows do evento.

O corredor recebe um kit com camiseta + 2 cervejas (uma na largada e uma na chegada), além de premiação com medalhas com medalhas (todos irão ganhar). Há os troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugar, feminino e masculino. São três categorias na corrida: profissionais, cervejeiros e Melhor idade. A inscrição é gratuita.

Espaço Kids

O Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela também é voltado para a família, e a criançada também é bem-vinda. Localizado na Play House (ao lado da praça), o espaço kids tem jogos eletrônicos, brinquedos, acompanhados por monitores. O participante que estiver com filho ganha um voucher para a criança na compra de 1 combo com 5 cervejas.

Ação Ambiental e Social

No Festival de Cerveja Artesanal de Ilhabela, cada participante que comprar um combo de cinco cervejas recebe um Eco Copo da Meu Copo personalizado com o logo do evento, que pode ser reabastecido ao longo de toda a programação e no final levado para casa como recordação. Criada por uma startup que trouxe da Europa a inspiração para o modelo de negócio, a Meu Eco Copo contabiliza ter evitado, em cinco anos de atuação, que 1 bilhão de copos descartáveis fossem para o lixo e poluíssem o meio ambiente. Conforme a empresa, o Brasil produz em média 720 milhões de copos descartáveis por dia, e o tempo de decomposição deste material varia entre 250 e 400 anos.

Em apoio ao ambiente, o festival cumprirá sua Responsabilidade Ambiental por meio de ações sustentáveis como utilização do eco copo. A limpeza do local será feita pelo Centro de Triagem de Ilhabela e na praça tem as lixeiras para o descartes separados. A lojinha do festival contará com Souvenirs (Camisetas e canecas), personalizados com a logomarca do festival, com finalidade de arrecadar verba para o Lar do Ancião Feliz de Ilhabela.

Transporte

O festival prevê um sistema para buscar e levar o público para casa com segurança. Serão disponibilizados jipes para fazer o translados que sairão doshotéis e pousadas associados ao Ilhabela Convention & Visitors Bureau.


Serviço

  • O quê: 1º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela
  • Quando: 2 a 5 de novembro de 2017 (dias 2 e 3 das 19h à 0h, dia 4 das 14h à 0h e dia 5 a partir das 10h bate-papo com os cervejeiros e palestrantes promovido por bares, restaurantes, pousadas e hotéis associados e parceiros ao Ilhabela Convention & Visitors)
  • Onde: Praça Cel. Julião de Moura Negrão - Ilhabela/SP
  • Quanto: entrada gratuita
  • Como: para saber mais sobre a Confraria e seus participantes, visite o site www.cervejeirosdeilhabela.com.br
Earlier Event: November 2
Petrópolis Beer Festival
Later Event: November 3
Balneário Camboriú Beer Festival