Como utilizar as cores para criar rótulos eficazes

Veja quais cores são associadas a cada tipo de emoção, um ponto de partida para o design em sintonia com o efeito pretendido

Rótulo desenvolvido pela agência do autor do blog, Bento Ferreira (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

Rótulo desenvolvido pela agência do autor do blog, Bento Ferreira (Foto: Divulgação/Agência Alvo)

Faça a cor trabalhar em sua vantagem: você já reparou que os céus azuis claros podem colocá-lo em um bom humor? Ou que as reuniões realizadas em salas brancas podem te deixar sonolento? Se você disse "Sim", é porque experimentou a poderosa influência que as cores exercem sobre as nossas emoções humanas. Chamado de psicologia das cores, o estudo desse fenômeno é cada vez mais reconhecido como um fator importante no comportamento de compra do consumidor.

A psicologia da cor é um dos vários conceitos que você deve considerar ao incorporar cores em seus rótulos de cerveja. Isto porque o rótulo de sua cerveja é uma das ferramentas de marketing mais importantes. As cores que você utilizar podem ajudar as suas vendas, aumentando seu potencial de compra perante o consumidor ou, às vezes, quebrar as suas vendas.

Listamos, abaixo, cores e respostas emocionais e fisiológicas comumente associadas com elas, de acordo com o livro de Modesto Farina e outros estudiosos. Enquanto você lê esta lista, peço que sinta as emoções que as cores transmitem e tente aplicar em seu rótulo, pensando em seu consumidor final.

design-de-rotulo
 

Quais cores estão associadas com essas emoções? Hoje você está aplicando essas cores em seus rótulos e materiais de divulgação de sua cervejaria? Se a resposta for negativa, você pode começar a considerar a troca de cores de todos seus rótulos e materiais.

  • BRANCO: Relaxamento, segurança e complacência. Sentimentos de leveza.
  • ROSA: Tranquilidade, relaxamento e - em alguns casos - a fadiga.
  • VERDE: Tranquilidade, felicidade e relaxamento. Também tem o potencial de reduzir a pressão arterial.
  • AZUL CLARO: Conforto, espiritualidade e relaxamento.
  • AZUL: Criatividade, felicidade e segurança.
  • AZUL ESCURO ou CINZENTO-AZUL: Segurança. Confiar em algo. Muito popular no negócio devido a associações com confiança.
  • VERMELHO: Tudo a partir de energia, calor e sensualidade; ao perigo, erros e falhas. Esta cor tem o potencial para aumentar literalmente uma da frequência cardíaca.
  • AMARELO CLARO: Alegria, otimismo, a espontaneidade e da fome.
  • AMARELHO BRILHANTE: Irritabilidade. Perigo.
  • VERDE-AMARELO: Náuseas.
  • ROXO: Introspecção, sensibilidade, prestígio e segurança.
  • LARANJA: Clareza, vitalidade, e da fome.
  • MARROM: Relaxamento, a passividade, a segurança, vitalidade e - em alguns casos - depressão.
  • PRETO: Virilidade, racionalidade e estabilidade; bem como desesperança e tristeza.
design-de-rotulo
 

Pensando nas cores, temos que agregar a harmonia entre a fonte utilizada para termos contraste e de maneira que fique tufo bem legível. Pense em diversas combinações legíveis para o texto, com objetivo de deixá-lo claro e destacado.

Se você seguir alguns princípios básicos da teoria das cores, não tem erro! No entanto, é um processo muito difícil, apesar de necessário.
Devemos pensar nas inúmeras possibilidades que podemos criar. A chave para a combinação de fundo e fonte com sucesso é utilizar cores do texto e sempre contrastando com o fundo. O contraste entre claro e escuro, também conhecido como valor, é sempre uma boa combinação. Utilizar o contraste entre tons também é uma boa pedida.

rotulo-de-cerveja
 

Quanto maior o contraste, maior a legibilidade do seu texto e melhor visualização do nosso consumidor. Lembrando que um maior contraste também minimiza o cansaço visual e resulta em um design esteticamente mais agradável.

As cores dos textos utilizados no rótulo, tanto os obrigatórios por lei e os informacionais, tem que estar em sintonia com o fundo. A graduação de cores complementares no rótulo fornecem uma maior quantidade de contraste, e estão localizados em frente um do outro em uma roda de cores.

design-de-rotulo
 

Um método fácil para a seleção de texto e cores de fundo é colocar lado a lado uma cor escura da metade inferior de uma roda de cor com uma única luz a partir do topo. Assim você consegue visualizar melhor os contrates mais perfeitos.

Como você decide quais combinações são as mais bem sucedidas? E quais devem ser evitadas? Uma solução é escolher uma combinação a partir do topo desta lista: preto no amarelo (mais legível), branco no vermelho (menos legível) e por aí em diante.

Na próxima semana continuaremos a falar um pouco mais sobre os contrates adequados.

Abraço e cheers. Siga Bento Ferreira no instagram @bentocla