O rótulo e sua importância

Ele agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre a cervejaria, trazendo prestígio ou repulsa para a marca

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Entende-se design como um processo de criação em comunicação. O design de embalagem consiste na criação de textos, informações e imagens impressas sobre superfícies de papel, metal, plástico, vidro e laminados que embalam as garrafas de cerveja. O design de um rótulo tem como função tornar o conteúdo compreensível e viabilizar a compra pelo nosso consumidor. Por isso, todas as informações devem estar bem organizadas.

O rótulo é um meio, não um fim. Ele não é um produto final em si, mas um componente do produto que ele contém e que, este sim, é adquirido e utilizado pelo consumidor. A função do rótulo é tornar compreensível o conteúdo e viabilizar a compra, simples assim.

Um bom rótulo agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre a cervejaria, trazendo prestígio ou repulsa para a marca.

Além de pensarmos na criação de um bom rótulo, devemos pensar qual tipo de garrafa que devemos utilizar, pois a garrafa faz parte produto, a garrafa também é uma parte crucial ao design, pois se trata de um elemento multifuncional, tendo como principais aspectos funcionais: armazenar, comunicar, chamar atenção, atender funções ergonômicas etc.

Um bom rótulo e uma garrafa diferenciada podem ser utilizados como fatores competitivos no nosso mercado cervejeiro. Por esta razão, é importante darmos bastante atenção a eles. Nunca esqueça que o rótulo de sua cerveja faz o papel de uma propaganda na gôndola e agrega um maior valor ao produto, fazendo muitas vezes o consumidor comprar o produto somente pela aparência do rótulo.

O rótulo também faz parte dessas características: torna o produto diferente, principalmente na gôndola na qual ele é exposto, onde as embalagens são parecidas, permitindo o reconhecimento de uma marca perante as outras. Além disso, o rótulo do produto é responsável por trazer informações sobre a finalidade do produto, ingredientes ou composição, modo de uso e, ainda, aspecto informacional. O rótulo também agrega valores estéticos ao produto, garantindo a fidelidade da compra e transparecendo os mesmos conceitos do produto e embalagem. Por isso antes de lançar sua cerveja, contrate uma empresa qualificada para desenvolver seu rótulo, e curta o meu instagram @bentocla, Cheers!