QR Code nos rótulos de cerveja

Bento Ferreira explica quando vale a pena utilizar o símbolo que facilita o acesso do cliente a conteúdo especial online

Em destaque na imagem, o qr code que oferece conteúdo especial digital sobre a cerveja (Foto: rótulo desenvolvido pela Agência Alvo)

Em destaque na imagem, o qr code que oferece conteúdo especial digital sobre a cerveja (Foto: rótulo desenvolvido pela Agência Alvo)

Sempre me perguntam se vale a pena utilizar QR code nos rótulos de cerveja. Antes de falarmos as vantagens de termos um QR code no rótulo, vamos ver o que é um QR code.

O QR Code é um símbolo bidimensional, inventado em 1994 pela Denso, uma das principais empresas do grupo Toyota, e foi aprovado como padrão internacional pela ISO (ISO/IEC 18004) em junho de 2000. Este símbolo bidimensional era destinado ao uso no controle de produção de peças automotivas, mas acabou se espalhando por toda a economia. O QR Code atualmente é visto em todos os lugares pelo mundo, em diversas aplicações.

O QR Code é a abreviatura de Quick Response, ele nada mais é que um tipo de código de barras que pode ser lido por celulares ou tablets. Normalmente eles remetem para uma página na internet, um número de telefone, uma localização, e-mail ou aplicação.

Quais são as vantagens então de utilizar o QR code em um rótulo de cerveja?

O QR code é bem versátil, podendo ser utilizado em diversos tamanhos e em qualquer lugar, principalmente nos rótulos de cerveja. Cada vez mais pessoas usam seus smartphones com o passar dos anos. Cerca de 70% usam-nos todos os dias e, com eles, podem ser utilizados aplicativos para decifrar os QR codes.

Os QR code podem ser gerados gratuitamente online. Existem diversos sites que possibilitam fazer isso. Alguns sites possibilitam personalizar o QR code, colocando o logo de sua cervejaria, aumentando a notoriedade de sua cervejaria.

Normalmente utilizamos o QR Code para apontar o usuário para a página do Facebook ou site da cervejaria, sendo que estas informações às vezes já constam no rótulo. O ideal então é colocar informações adicionais para grandes apreciadores de cerveja, que gostam de ter todas as informações sobre a cerveja ou cervejaria.

Portanto, desta forma, é uma boa maneira de ligar a sua cerveja a apreciadores de cerveja. Sendo assim você pode colocar informações sobre harmonização, vídeos sobre harmonização, receita da cerveja. Você pode, ainda, criar um canal direto com o seu público, interagindo com eles.

Como saber se vale a pena manter um QR code no seu rótulo? Apenas fazendo testes! Por exemplo: crie uma página específica para o seu QR code, coloque ele em apenas 1.000 rótulos de sua cerveja e monitore quantos acessos esse site terá. Analise se o grau de interação com o seu público foi bom e satisfatório. Mensure isso para saber se vale a pena manter o QR code e se ele obteve uma boa aceitação.

Caso você queira se aventurar e fazer teste em sua cerveja, como posso criar um QR code?

Você pode gerar um código QR de forma imediata, fácil e gratuita online. Existem vários sites dedicados a geração de códigos QR, por exemplo este aqui: http://br.qr-code-generator.com/

É simples. Mas, se precisar de ajuda, fale conosco.

Como meu cliente vai ler um QR code?

Basta ter um leitor de código de barras instalado num smartphone ou tablet (normalmente são aplicativos gratuitos disponíveis na Apple Store e no Google Play). Uma vez instalado, basta segurar o celular junto ao código e aguardar que o aplicativo fotografe o QR code. O próprio programa vai examinar esse QR code e vai direcionar para uma página de destino.

Essa página pode ser o seu site, um vídeo de harmonização, uma ficha técnica de sua cerveja ou sua página no Facebook.

Como exemplo, a Beer Art fez um QR-Code da Blog de Design. É a imagem abaixo.

qr-code-blog-de-design