A importância do rótulo de cerveja

A competição se acirrou e os consumidores estão mais céticos às “promessas” das comunicações, o que aumenta a responsabilidade do design

Confira também as postagens anteriores de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Confira também as postagens anteriores de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Hoje vamos falar de algo muito importante que compõe uma cerveja, vamos falar sobre os rótulos de cervejas. Nos últimos anos, cresceu estrondosamente a quantidade de rótulos de cerveja no varejo. Assim, a competição tornou-se mais acirrada e os consumidores mais céticos as “promessas” das comunicações. Ou seja, não basta dizer ser a melhor cerveja, é necessário realmente ter qualidade, expressá-la de forma adequada e dar importância e relevância ao consumidor.

Um rótulo de cerveja constitui um dos elementos clássicos do composto mercadológico do marketing, e sua característica mais fundamental é seu aspecto externo, ou seja, o design do rótulo da cerveja. O rótulo participa deste importante aspecto da cerveja, pois é o principal responsável pela comunicação do produto e um fator decisivo de compra. Atualmente, se você parar na frente de uma gôndola de supermercado, será obrigado a escolher entre diferentes marcas de cervejas sobre os quais muitas vezes tem pouca ou nenhuma informação sobre a cervejaria ou estilo de cerveja.

Os rótulos tentam inovar no setor cervejeiro cada vez mais, para tentar chamar a atenção de seu público alvo, com cada vez rótulos mais criativos e chamativos. Neste setor cervejeiro, inovar é estar atento às oportunidades diferenciadas onde quer que elas estejam e, de onde quer que elas venham, é preciso inovar para se destacar.

Já podemos perceber que o mercado cervejeiro amadureceu bastante: estamos vendo no mercado garrafas gourmet que prometem dar uma boa formação de espuma, rótulos que interagem com o consumidor com realidade aumentada, rótulos coloridos e dos mais variados formatos... Por isso, é importante o apelo visual, os elementos visuais que compõem o rótulo como formato, cor e tipografia utilizados devem ser escolhidos e combinados adequadamente, resultando na criação de um “estilo” na embalagem, um design unificado, passando a identidade da cervejaria.

Alô, cervejeiros, fica a dica! Investir em um bom profissional é essencial para que você comunique a essência da sua cervejaria para seu público alvo!

Além de criar um rótulo que comunica a essência da cervejaria, existe outro fator imprescindível em um projeto de design de um rótulo: devemos assegurar de que o rótulo da cervejaria esteja devidamente adequado às normas técnicas do INMETRO, ANVISA e MAPA, que, por sinal, muitas vezes são rígidas e exclusivas neste setor.

Por fim, preocupar-se com o rótulo da cervejaria, bem como o designer que vai criar o rótulo de sua cerveja, deve ser interpretado com um investimento primordial ao sucesso de sua marca e de sua cerveja. Não adianta ter uma excelente cerveja se você não comunicar isso ao seu consumidor. Como eu disse: é fundamental para o consumidor, na hora da decisão da compra, um bom rótulo. O rótulo pode ser um diferencial no processo de decisão de compra de seu consumidor.

Esta é uma razão pela qual é importante dar tanta atenção à embalagem quanto ao produto. A embalagem faz a propaganda e agrega um maior valor ao produto, fazendo muitas vezes o consumidor comprar o produto somente pela aparência da embalagem e algum utilitário agregado na mesma.

Siga-me nas redes sociais bento ferreira @bentocla.

https://www.facebook.com/bentocla https://www.instagram.com/bentocla