Dicas para criar um rótulo para sua cerveja artesanal

O desafio de se diferenciar em um mercado em alto crescimento é grande. Veja neste post de Bento Ferreira como buscar isso

 Rótulo "limpos" têm mais força para destacar o conceito da cerveja (Foto: Divulgação)

Rótulo "limpos" têm mais força para destacar o conceito da cerveja (Foto: Divulgação)

A indústria de cerveja artesanal no Brasil vem crescendo rapidamente, e com ajuda de todo o mercado cervejeiro o consumidor está ficando cada vez mais exigente e procurando se inteirar mais sobre o assunto, procurando cursos na área e começando a fazer sua própria cerveja.

Devido ao crescimento extensivo da indústria de cerveja artesanal nos últimos anos, encontrar uma maneira de se destacar dos demais rótulos que já estão no mercado pode ser desafiador. As possibilidades são, você toma muito cuidado para se certificar de que o líquido que entra em suas garrafas é excepcional, antes de oferecer no mercado formal.

Depois que você já testou a receita de sua cerveja, precisamos divulgar e começar a vendê-la. Para isso é bacana termos um rótulo atraente. É de extrema importância que você garanta que o rótulo no lado de fora da garrafa seja tão atraente quanto a cerveja dentro dela. Sem um rótulo bem pensado e de design exclusivo, sua cerveja artesanal provavelmente não terá destaque.

O mercado de cerveja artesanal é composto por milhares e milhares de cervejarias de todas as formas e tamanhos, e cada um tem seu próprio grupo de fãs e nichos, por tanto encontre o seu nicho e atraia novos fãs para a sua cerveja, seguindo estas dicas para criar seu rótulo de cerveja artesanal, talvez você possa se destacar na prateleira.

Criando rótulos criativos

A coisa mais importante que você fará ao criar os rótulos da sua cerveja é criar rótulos atraentes que se destacam. Hoje a indústria de cerveja no Brasil como um todo valoriza a qualidade em relação ao preço, e seu rótulo deve transmitir essa mensagem ao seu consumidor. Os bebedores de cervejas artesanais são geralmente receptivos aos projetos que divergem do mainstream.

Por tanto fuja deste viés de cerveja comum. Muitas vezes o consumidor frequente de cervejas artesanais, tendem a ter uma ideia geral dos ingredientes e processos que entram na produção de uma boa cerveja, então use esse conhecimento para destacar no rótulo. Informando um ingrediente diferente, uma medalha.

Pense no uso de cores ousadas, desenhos divertidos e fontes fáceis de ler.

Faça rótulos limpos

Coloque em destaque o estilo e o tipo de cerveja que você está oferecendo ao seu consumidor. É uma cerveja ou uma cerveja? Além disso, seu rótulo deve deixar claro qual é o tipo de cerveja está dentro da garrafa – APA, IPA, Porter, Stout, Pilsen, Red Ale? Crie um nome atraente e fácil de lembrar, e certifique-se de que seu rótulo inclua tanto o nome quanto o estilo e o tipo de cerveja se não for óbvio no próprio nome. E lembre-se antes de criar, certifique-se que você possa registar o nome.

As especificidades do ramo da cerveja demandam conhecimentos específicos e serviços diferenciados, que atendam às necessidades dos cervejeiros. Por esse motivo eu indico o Advogado Cervejeiro para verificar se sua marca de cerveja pode ser registrada.

Rótulo de cerveja artesanal deve ser coeso

Se você estiver criando diversos rótulos para mais de um estilo para a mesma cervejaria, você deve certificar de que cada estilo vai ter seu próprio rótulo, e que todos serão iguais ou semelhantes, eles têm que ser diferentes para cada tipo de estilo, mas tem que lembrar a pegada da marca, ou seja, tem que ter uma lógica. Olhe para os rótulos da Tupiniquim, Perro Libre, Invicta, 5Elementos, Roleta Russa, esses exemplos de diferentes rótulos de cervejas, você consegue claramente ver que pertencem à mesma marca.

Imagens, cores e fontes semelhantes são exemplos de elementos que ajudarão sua marca a permanecer consistente e ter uma lógica.

Impressão de rótulos personalizadas

Para você ter um rótulo bacana e que se destaque no mercado, você não precisa mergulhar no projeto de seus rótulos sozinho. Consulte um especialista de rótulos que pode auxiliar no seu projeto. Dando dicas sobre legislação vigente e como dicas de criação. Conte comigo.

Também posso indicar quem imprime e orienta desde o início até a entrega de seus rótulos. Dando dicas de papéis adequados, custos etc. Se quer saber mais sobre os tipos de impressão e tipos de papéis leia aqui no Blog as matérias que já escrevi.

Em caso de dúvidas sobre as normas de criação de rótulos, entre em contato conosco. Siga-me nas redes sociais Bento Ferreira @bentocla (Facebook - Instagram) e conheça um pouco mais do nosso trabalho neste link.