Como o design do rótulo é importante num mercado em crescimento

Num mercado que está se tornando tão competitivo, como a cervejaria pode ter destaque em seu produto

 Com a multiplicação de marcas, o rótulo é cada vez mais decisivo na definição da compra (Foto: Divulgação)

Com a multiplicação de marcas, o rótulo é cada vez mais decisivo na definição da compra (Foto: Divulgação)

O número de cervejarias teve em 2017 um crescimento de 37,7% segundo os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O número de cervejarias registradas no Brasil: em 2016 terminou com 493, em 2017 se encerrou com 679. Outra informação interessante: 8,9 mil produtos foram registrados por estes negócios em 2017. Uma média de 13 para cada marca. Atualmente estimo que a participação das cervejarias artesanais no mercado no Brasil seja de 1%.

Num mercado que está se tornando tão competitivo como podemos ter destaque em nosso produto?

Todas as cervejarias que vendem seus rótulos, seja aos consumidores ou B2B, precisam ter um design de rótulo e embalagem alinhado com a filosofia da cervejaria. Mas as cervejarias que têm suas cervejas escolhidas no PDV, com seus concorrentes lado a lado, é obrigada a ter um design adequado para despertar o interesse de seu consumidor. O design do rótulo pode afetar diretamente as vendas, e assim o seu negócio.

Destacar-se no ponto de venda é a principal função de design do rótulo, uma criação diferenciada pode chamar a atenção do cliente que irá escolher seu produto na gôndola. Por isso, antes de colocar seu produto no mercado, deve-se levar em conta os concorrentes, as cores e estilos usados, além do que é esperado pelo consumidor, como ele procura pelo produto e o que importa no momento da escolha.

Por exemplo, sabe-se que as cervejas são vendidas em sessões especiais e às vezes próximas às carnes e aos demais produtos para churrasco, e quase sempre as garrafas são iguais, com tampas iguais e cores relacionadas aos estilos. O estilo dos concorrentes é bem parecido, então por que não destacar sua cerveja com uma embalagem diferenciada, uma tampa diferente, com cores diferentes do usual?

Além da embalagem, há outras ações que podem ser realizadas em conjunto no PDV, como testeiras, promoções, brindes e outras. Eu sei, gente, que não somos a Ambev, mas num mercado que está cada vez mais competitivo temos de nos diferenciarmos dos demais, por isso todas essas ações são direcionadas pelo design do rótulo.

Cada cervejaria tem sua identidade e valores que devem ser repassados para os stakeholders (significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles) em todos os seus pontos de contato. Isso cria uma imagem compatível com a identidade da empresa. Um dos pontos fortes deste contato é a embalagem, para que seus valores cheguem aos seus clientes.

Se sua cerveja tem valores sustentáveis, como a CBB – Cia de Brassagem Brasil tem o intuito de valorizar o que o Brasil tem de melhor e traz isso à tona em seus rótulos, batizando-os com nomes de espécies de animais em extinção. A proposta visa conscientizar o consumidor acerca dos problemas ambientais que ocorrem no Brasil, educar e transmitir conhecimento e cultura por meio da divulgação dos trabalhos desempenhados pelos institutos de conservação e doar parte de seus recursos financeiros advindos das vendas a fim de que possam contribuir com o fortalecimento da biodiversidade brasileira.

Se sua cervejaria, preza pela qualidade de seus produtos, luta por uma causa nobre como a CBB, dê ênfase nos rótulos isso. Assim, o design de rótulos deve ser alinhado com os valores da sua cervejaria, sendo assim a “cara” da sua cerveja.

Também podemos analisar a questão da concorrência: se a cerveja não vende bem, nem o supermercado, tampouco lojas especializadas vão querer comprar. O conceito deve ser atrativo, porque existem milhares de cervejas no mercado.

Se você não tiver algo que atraia este consumidor, uma história, uma embalagem... não vai chamar a atenção, e não chamando a atenção não vai acontecer a comprar, não acontecendo a compra sua cerveja vai estar fora da gôndola. Lembre-se a gôndola não é elástica.

Para se destacar nas prateleiras e no mercado, o melhor é contratar especialistas. Temos diversas empresas hoje no mercado especializadas em criação de rótulos. Para ter um resultado eficaz a melhor maneira é você ter profissionais indicados para isso.

Em caso de dúvidas sobre as normas de criação de rótulos, entre em contato conosco. Siga-me nas redes sociais - @bentocla (Facebook - Instagram) - e conheça um pouco mais do nosso trabalho neste link.