A vida do cervejeiro e o seu rótulo

Conheça a inspiração para um rótulo da cervejaria 5Elementos, artesanal que despontou no Ceará e se destaca no país

 Isaac The Mango Sou! homenageia o filho de um dos sócios da 5Elementos (Foto: Divulgação)

Isaac The Mango Sou! homenageia o filho de um dos sócios da 5Elementos (Foto: Divulgação)

Criar um rótulo parece algo difícil, sua cerveja já está pronta, mas o que colocar na parte mais chamativa da garrafa? Como fazer para que o público fique atraído e ao mesmo tempo emocionado com a sua cerveja? Para isso, você deve utilizar de tudo aquilo que conhece, gosta e já marcou você de alguma forma, fazendo com que seu rótulo se torne algo de grande importância para você e vire referência para o público alvo.

É sempre importante usar de toda a sua criatividade, falar para o designer de tudo aquilo que você gosta, seja um filme, uma música, uma cidade que te marcou de alguma forma, até mesmo aquelas lembranças da infância podem se tornar algo incrível e chamativo, além de fazer com que o consumidor crie um tipo de relação emotiva com o rótulo, por fazer com que ele também se lembre de coisas que já viveu e foram marcantes para o mesmo.

Quando formos criar o rótulo de nossa cerveja, podemos trazer para ele alguma experiência marcante que tivemos, alguma inspiração que nos motivou a fazer está cerveja. Pegamos como exemplo a cervejaria 5Elementos, fundada em 2016, em Fortaleza, sendo a primeira cervejaria do Ceará. Um de seus sócios, o Wellington Alves, homenageou o nascimento de seu filho o Isaac. Criamos o rótulo da Isaac: The Mango Sour! Uma Juicy Sour single hop citra, que leva manga na maturação, este rótulo traz diversas referências ao nascimento de seu filho. Hoje no mercado existem diversos rótulos que seguem essa mesma linha de raciocínio, associando a importância de um acontecimento importante, com o nome e rótulo da sua cerveja.

Agora imagine o seu rótulo contando uma parte da história da sua vida, mostrando para o público algo que você viveu e que te marcou a ponto de fazer parte da sua cerveja. Fora isso, é claro que você deve pensar em qual público alvo deve ser atingido, depois pensar em como criar o rótulo, para que ele encaixe com o consumidor. Os rótulos são muito mais do que a imagem da sua cervejaria, eles mostram para o público a essência do cervejeiro, o objetivo que ele quer atingir e podem até mesmo melhorar o dia de alguém. Use sua criatividade, fale com quem realmente entende e crie um rótulo adequado para a sua cerveja.

Antes de qualquer criação, é muito importante é a pesquisa, sempre que você tiver algum tempo, pesquisa, olhe referências, dê uma olhada em outros trabalhos, seja de outras cervejarias ou em trabalhos de artistas famosos para você se inspirar e ter alguma referência na criação de seus rótulos.

Pare um momento e faça algo você nunca fez, tente ter experiências novas, tente criar algo diferente, faça uma viagem, olhe um filme, leia uma revista, pense fora da caixa, qualquer momento novo, deste ajuda na hora de criar. Espero que essas pequenas dicas ajudem você a buscar ideias mais rápido.

Cheers!

Leia mais posts sobre design de cerveja aqui