Design de rótulo

A importância do rótulo de cerveja

Não adianta ter uma excelente cerveja, se você não comunicar isso ao seu consumidor. Aí que entra o design do rótulo

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Hoje vamos falar de algo muito importante que compõe uma cerveja, o rótulo. Nos últimos anos, cresceu estrondosamente a quantidade de rótulos, a competição se acirrou e os consumidores se tornaram mais céticos às “promessas” das comunicações. Ou seja, não basta dizer ser a melhor cerveja, é necessário realmente ter qualidade, expressá-la de forma adequada e dar importância e relevância ao consumidor.

Com esse crescimento e surgimento de diversas cervejarias, vislumbraram-se diversas possibilidades de estilos e rótulos de cerveja, por isso o consumidor às vezes fica indeciso em qual rótulo degustar. Então, qual é a importância de um rótulo? Quanto um bom rótulo pode influenciar em nossa decisão de compra?

Um rótulo de cerveja constitui um dos elementos clássicos do composto mercadológico do marketing, e sua característica mais fundamental é seu aspecto externo, ou seja, o design do rótulo da cerveja. O rótulo participa deste importante aspecto da cerveja, pois é o principal responsável pela comunicação do produto e um fator decisivo de compra. Atualmente, se você parar na frente de uma gôndola de supermercado, será obrigado a escolher entre diferentes marcas de cervejas sobre os quais muitas vezes tem pouca ou nenhuma informação sobre a cervejaria ou estilo de cerveja.

Hoje o nosso consumidor busca, então, diversas dicas nos rótulos de cervejas ou qualquer outra fonte presente no momento, para auxiliar em seu processo de decisão de compra. Sabemos que, normalmente, a decisão de compra é feita nas gôndolas dos supermercados, empórios, lojas especializadas etc. Portanto, o rótulo é responsável pela primeira e última possibilidade de venda, ele deve transmitir ao consumidor informações sobre a cervejaria e a cerveja. Note que a importância do rótulo é perceptível, pois ela tem a função de interagir com nosso consumidor, ela tem a função de informar sobre as características da cerveja e da cervejaria, podendo assim se diferenciar das demais cervejas que estão na gôndola.

Uma enorme gama de cervejas oferecidas aos consumidores faz com que eles se tornem cada vez mais exigentes no processo de escolha, movidos pelo desejo de diferenciação. Neste cenário, o rótulo torna-se um fator crucial responsável pela distinção da cerveja, estabelecendo um apelo visual necessário para a sua identificação, chamando a atenção do consumidor e estabelecendo um contato emocional com ele criando, desta maneira, um vínculo entre consumidor e embalagem.

Atualmente, os rótulos tentam inovar no setor cervejeiro cada vez mais, para tentar chamar a atenção de seu público alvo, com cada vez rótulos mais criativos e chamativos. Neste setor cervejeiro, inovar é estar atento às oportunidades diferenciadas onde quer que elas estejam e, de onde quer que elas venham, é preciso inovar para se destacar. Já podemos perceber que o marcado cervejeiro amadureceu bastante: estamos vendo no mercado garrafas gourmet que prometem dar uma boa formação de espuma, rótulos que interagem com o consumidor com realidade aumentada, rótulos coloridos e dos mais variados formatos...

Por isso, é importante o apelo visual, os elementos visuais que compõem o rótulo como formato, cor e tipografia utilizados devem ser escolhidos e combinados adequadamente, resultando na criação de um “estilo” na embalagem, um design unificado, passando a identidade da cervejaria.

Vá a uma gondola de mercado e perceba o quanto um rótulo revela o preciosismo da empresa com seu produto e zelo com a percepção dos consumidores. Possibilita, também, a diferenciação entre os concorrentes, seja na comunicação ou na expressão de identidade e valor. Isso é sensacional?

Com todas essas possibilidades, investir em design de rótulos é necessário e essencial para criar uma proximidade e uma experiência ao seu consumidor. As cervejarias investem milhões comprando equipamentos, mas esquecem de investir na criação de um bom o rótulo.

Alô cervejeiros, fica a dica! Investir em um bom profissional é essencial para que você comunique a essência da sua cervejaria para seu público alvo!

Os rótulos de cerveja devem remeter os objetivos da cervejaria e o posicionamento que ela quer transmitir. Isso deve estar alinhado aos valores e expressar a essência e os diferenciais da cervejaria.

O rótulo também faz parte dessas características, torna o produto diferente, principalmente na gôndola na qual ele é exposto, onde as embalagens são parecidas, permitindo o reconhecimento de uma marca perante as outras. Além disso, o rótulo do produto é responsável por trazer informações tais como finalidade do produto, ingredientes ou composição e modo de uso. Além do aspecto informacional, o rótulo agrega valores estéticos ao produto e garante a fidelidade da compra e faz transparecerem os mesmos conceitos do produto e embalagem. Desta forma, para o desenvolvimento dos rótulos deve - se sempre seguir e respeitar o padrão da marca, tomando cuidado com uso da tipografia e das cores, assim mantendo uma identidade visual.

Além de criar um rótulo que comunica a essência da cervejaria, existe outro fator imprescindível em um projeto de design de um rótulo: devemos assegurar de que o rótulo da cervejaria esteja devidamente adequado às normas técnicas do INMETRO, Anvisa e Mapa, que, por sinal, muitas vezes são rígidas e exclusivas neste setor.

Por fim, preocupar-se com o rótulo da cervejaria, bem como o designer que vai criar o rótulo de sua cerveja, deve ser interpretado com um investimento primordial ao sucesso de sua marca e de sua cerveja. Não adianta ter uma excelente cerveja se você não comunicar isso ao seu consumidor. Como eu disse: é fundamental para o consumidor, na hora da decisão da compra, um bom rótulo. O rótulo pode ser um diferencial no processo de decisão de compra de seu consumidor.

Esta é uma razão pela qual é importante dar tanta atenção à embalagem quanto ao produto. A embalagem faz a propaganda e agrega um maior valor ao produto, fazendo muitas vezes o consumidor comprar o produto somente pela aparência da embalagem e algum utilitário agregado na mesma.

POSTS DO BLOG