A escolha da garrafa de cerveja

Leve em conta que o nosso mercado de cerveja artesanal não nos dá muitas opções de garrafas, restringindo-nos a quatro modelos

Começamos 2016 com uma nova série de posts voltados para os pequenos produtores de cerveja e microcervejarias interessadas em vender seus produtos no mercado. Neste ano vamos focar no marketing para cervejaria e, é claro, em rótulo. Vamos ver aqui dicas de peças promocionais, divulgação, brindes, rótulos e outros dispositivos destinados a promover e consolidar uma marca no mercado cervejeiro.

Então vamos começar nosso primeiro post de 2016. Atualmente, o nosso mercado de cerveja artesanal não nos dá muitas opções de garrafas, restringindo-nos a quatro modelos: a tradicional, tal como Polar, Brahma, "bujãozinho”, as parecidas com as Dado Bier, inglesa parecida com as da Therezópolis e, por último, as garrafas alemãs como as da Alenda Bier.

O rótulo é a roupa do produto. É ele que vai dar o destaque necessário para atrair a atenção do consumidor, como já vimos aqui em algumas posts, por isso é importante saber os tamanhos dos rótulos. Existem diversos formatos de rótulos tais como o oval, o quadrado, o retangular e as facas especiais, que normalmente elevam o custo do rótulo. Claro que formatos que fogem do convencional acabam chamando mais a atenção, mas isso nem sempre resulta em interesse ou elogios. É necessário muita criatividade para ser legal e não cair no exagero ou na grosseria. Sempre aconselho meus clientes a manterem os básicos, retangulares ou ovais até porque a maioria das gráficas já tem algumas facas padrões, por isso aconselho sempre consultar a gráfica antes de começarmos a criar o rótulo.

Para uma garrafa de 600 ml, por exemplo, o importante é que a área de impressão não ultrapasse os 10 cm de altura por 9 de largura. Não exagerar na altura é fundamental para que o consumidor veja o líquido da garrafa. Se ele for muito alto, acaba escondendo o conteúdo. Na largura a questão é um pouco mais complexa: as garrafas são redondas, se o designer exagerar na largura ele fatalmente interferirá na leitura do rótulo. Quanto mais largo for o rótulo, maior será a área escondida nas “laterais” da garrafa. Segue uma tabela que criamos para orientar na hora de criar.

Cheers e Feliz 2016!

garrafa-de-cerveja

OS POSTS + RECENTES